Tratamento na área da saúde mental




SMS realiza capacitação de agentes

A comunidade montenegrina passará a ter um melhor tratamento na área da saúde mental. Isto se deve à capacitação na atenção básica, realizada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A capacitação tem quatro etapas sendo que hoje (16), teve início a primeira, realizada no Campus local da UNISC.

Equipes dos postos Estratégias Saúde da Família (ESF), das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade e interior, do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS), do Programa de Prevenção à Violência (PPV), do Movimento Montenegro contra o Crack (MCC), agentes do programa Primeira Infância Melhor (PIM) e agentes comunitárias participaram da capacitação.

Esta capacitação faz parte das ações do eixo saúde do MCC, explica a secretária da Saúde, Ana Maria Rodrigues. Ela relata que o objetivo do encontro é capacitar toda a equipe da saúde que trabalha na atenção básica em relação ao manejo de paciente portador de algum tipo de sofrimento mental, incluindo álcool e drogas.

A capacitação está sendo comandada pela psicóloga da Secretaria da Saúde de Igrejinha, Patrícia Benites, que já havia participado como palestrante na Conferência da Saúde Mental realizada no município. Este é um trabalho segmentado. Além de avançar na área da saúde mental, pretendemos avançar em outras áreas, como mortalidade infantil, afirma Ana Maria. A secretária lembra que um profissional sem qualificação não tem qualidade para atender a comunidade.

A titular da pasta lembra que os profissionais que participam da capacitação são aqueles que atuaram com mais informação e eficiência em suas unidades. Ela ressalta que eles atuarão com pontualidade em relação aos encaminhamentos que dizem respeito à saúde mental. Nossa tarefa é buscar a prevenção de todos os tipos de agravos à saúde, finaliza.