SPC - SERVIÇO DE PROTEÇÃO AO CRÉDITO 55 anos


Com bom humor e disposição de dar inveja a qualquer um, o atual procurador da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Egídio Backes, 86 anos, comemorou ontem os 55 anos de um órgão que ele ajudou a desenvolver: o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) de Porto Alegre.

Egídio demonstra orgulho de continuar à frente dos negócios do serviço, vinculado à CDL desde 1999. Diariamente, chega às 8h e só sai depois das 17h.

Pioneiro no Brasil, o SPC foi criado em 1945 por 27 comerciantes da Capital. Egídio era diretor da Casa Guaspari e ingressou no grupo a pedido do diretor da loja, David Guaspari.

* No início, não havia crédito oficial. Apenas o fiado. Para saberem se o cliente era bom pagador, as lojas mandavam informantes até o bairro da pessoa, levantar informações no comércio local. Todo o processo de liberação do crediário levava uma semana recorda.

* Da ficha feita a mão à informática

Em seguida, Egídio lembra que os associados decidiram fazer uma lista dos devedores. Cada cliente tinha uma ficha, atualizada a mão pelos próprios comerciantes. A averiguação do histórico levava dois dias.

Na década de 70, o SPC passou a ter a maior central telefônica do Estado, com 160 telefones.

* Cada letra tinha uma quantia de números telefônicos disponíveis. Por exemplo, se o comerciante queria saber sobre um cliente que começasse com a letra A, ele discava o número que caísse no fichário da letra A. Levava um dia – conta o procurador.

Em 1980, numa das gestões de Egídio como diretor do Departamento de Atendimento aos Serviços de Proteção ao Crédito, órgão da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), o SPC se tornou informatizado.

* Hoje, a consulta a um nome é feita em dois minutos – orgulha-se.

* Sem medo

Egídio não gosta de dizer que alguém tem o “nome sujo na praça”. Para ele, é uma situação momentânea, que qualquer pessoa pode passar. Também prefere dizer que o serviço não deve ser temido pelos consumidores.

* O SPC permite que mais de 90% dos clientes possam comprar tranquilamente. É o cadastro positivo de quem não tem restrições para comprar. Menos de 10% dos clientes têm restrições ao crédito – afirma.
* Saiba mais
Dos 4 mil associados da CDL, 95% utilizam os serviços do SPC, que tem 170 funcionários.
O serviço conta com a maior base de dados de pessoa física da América Latina. Cada consulta leva cerca de dois minutos.
São realizadas diariamente 17 mil consultas ao banco de dados.
O SPC envia cerca de 500 mil cartas por mês aos devedores. Destes, 40% pagam a dívida antes de terem o nome incluído no sistema.
O SPC disponibiliza o fone gratuito 0800-6018001 para registros de perda ou roubo de documentos, mas é necessário comparecer depois ao serviço para confirmação.
FONTE: DIÁRIO GAÚCHO