Projeto prevendo castração de animais de rua chega à Câmara de Vereadores de Montenegro


Projeto prevendo esterilização de animais de rua chega à Câmara

Na presença de integrantes da Associação Montenegrina dos Guardiões dos Animais (Amoga), o presidente da Câmara de Vereadores, José Alfredo Schmitz (PPS) recebeu do vice-prefeito Marcos Griebeler o projeto de lei 77/10, mediante o qual o Executivo repassa 30 mil reais para a entidade. O ato aconteceu na sala de reuniões do Legislativo, quinta-feira(8) pela manhã.

Segundo o texto, será firmado convênio com a Amoga. Com este recurso a entidade deverá efetuar o controle e adotar ações visando reduzir a quantidade de cães e gatos em situação de rua. Para isso serão realizadas cirurgias de esterilização, bem como a conscientização da população quanto à importância de se reduzir a procriação indevida de animais, evitando assim o abandono e maus tratos.

Marcos Griebeler, que sempre esteve à frente do processo, participando de reuniões com as representantes da Associação, garantiu tratar-se de um passo muito importante, que irá contribuir também para evitar possíveis doenças transmitidas ao homem por estes animais. O trabalho que a Amoga vem realizando ao longo do tempo em Montenegro é digno de elogios, destacou Griebeler.

Visivelmente emocionada, a presidente da Amoga, Luiza Kimura, atuante nesta causa há mais de 20 anos, ressaltou a importância da parceria com a Prefeitura. Estamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida, assegurou, lembrando que a entidade já vem fazendo este trabalho, porém com recursos próprios dos integrantes da Associação.

Na ocasião, o presidente da Câmara explicou que o projeto precisa passar por todos os trâmites, iniciando pela leitura em plenário e seguindo para análise na Comissão Geral de Pareceres. Lembra que todos os processos vêm sendo analisados com muita prudência, e que caso sejam necessárias informações complementares os envolvidos, Amoga e Prefeitura, serão chamados à CGP.

O recurso para este projeto é do Fundo Municipal de Meio Ambiente (Fundema).