Prefeitura de Montenegro mobilizada para finalizar a obra da macrodrenagem



Prefeitura mobilizada para finalizar a obra da macrodrenagem o mais rápido possível



Marcos Griebeler garantiu que a Administração Municipal está trabalhando para resolver rapidamente a questão

A Administração Municipal está trabalhando para que a obra da macrodrenagem do Arroio Montenegro seja finalizada o mais rápido possível. A informação foi garantida pelo vice-prefeito Marcos Griebeler, em coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (22), juntamente com o Procurador Geral, Marcelo Rodrigues. De acordo com o vice-prefeito o contrato com a O&A Projetos foi rescindido e a empresa foi declarada inidônea e não poderá participar de futuras licitações da Prefeitura por dois anos.

Outros contratos assinados com a empresa também serão rescindidos. “A rescisão ocorreu, principalmente pela paralisação da obra pela empresa”, informou. “Tentamos com que ele retomasse a obra, mas isso não foi possível”, disse. “Só com a macrodrenagem, a empresa recebeu 35 notificações”. “Estamos despersonificando ou desconstruindo a pessoa jurídica, para que o proprietário da empresa não participe de novas licitações, mesmo abrindo outra empresa”, revelou o procurador Rodrigues.

Com a anulação do contrato, serão chamadas as empresas que ficaram na segunda e terceira colocação no processo de licitação para verificar se ambas tem interesse em terminar a obra. “A macrodrenagem já está pronta e funcionando”, lembrou Griebeler. “Está faltando somente a pavimentação asfáltica”. Em caso de desistência dessas duas empresas, uma nova será contratada, em caráter emergencial.

A demora para a conclusão do asfaltamento pode comprometer a estrutura da via e das galerias que foram colocadas no local. A previsão é de que todo esse processo burocrático esteja encerrado dentro de 15 dias. “O asfaltamento demora de quatro a cinco dias para ser colocado. Mas para isso, é preciso, no mínimo, de 10 dias de tempo bom, sem chuvas”, reiterou Griebeler. “Estamos comprometidos em fazer uma excelente obra, que dure muitos anos”, garantiu.

Escola Esperança: novo laudo avaliará situação completa do projeto estrutural

No início desta semana, a Administração Municipal também recebeu o laudo técnico da CIENTEC - Fundação de Ciência e Tecnologia, encomendado para verificar problemas com relação a obra. A análise, mesmo sendo realizada em parte da escola, concluiu que houve problema de execução da obra e de projeto, elaborado por uma empresa contratada pela Prefeitura no final de 2004. O laudo sugere ainda que seja executada uma nova avaliação, que determinará a situação completa do projeto estrutural. “Esse novo laudo também está sendo providenciado em caráter emergencial”, assegurou o vice-prefeito.

“Vamos ingressar na Justiça com uma Ação Cautelar de Produção de Prova Antecipada com a empreiteira e a empresa responsável pelo projeto”, destacou Griebeler. Além disso, também será aberta uma sindicância interna para apurar a responsabilidade do fiscal da obra. “É preciso saber onde estão os problemas e de quem é a culpa”, garantiu. “Além disso, vamos buscar judicialmente o ressarcimento de todos os prejuízos que tivemos”, finalizou.