Laudo técnico poderá apontar problemas na nova Escola Esperança em Montenegro/Rs.


Laudo técnico poderá apontar problemas na nova Escola Esperança

Recentemente o Vereador Roberto Braatz (PDT) foi conferir pessoalmente denúncias de falhas estruturais na Escola Municipal Esperança, há poucos dias ampliada. Nesta quarta-feira (07) o pedetista convocou técnicos da Prefeitura para explicar que providências estão sendo tomadas. O encontro aconteceu na sala de reuniões do Legislativo, com a presença do Procurador Geral Marcelo Rodrigues e do arquiteto Ricardo Wunsch. Pela Câmara, além de Braatz, participaram os vereadores Ari Müller (PDT), Laureno Renner (PSB) e Marcelo Cardona (PP)

Dentre as constatações do Vereador, o rompimento aparente na estrutura de algumas vigas. “Isto poderia colocar vidas em risco. O que houve? Como ocorreu, e que medidas estão sendo tomadas?”, questionou. O arquiteto declarou que, num primeiro momento, não sabe exatamente ainda o que aconteceu se foi erro de projeto ou de execução. Informou que a Prefeitura, diante do problema, contratou a Fundação Cientec, que fará um laudo técnico. “O profissional responsável pela obra foi chamado”, diz Ricardo, lembrando que várias questões serão esclarecidas a partir deste laudo. Quanto a cair, o arquiteto alegou que neste momento, com as escoras, não há risco algum, e que a retirada das crianças das salas é muito mais uma questão psicológica.

O procurador Marcelo Rodrigues se limitou a informar que, realmente, a Prefeitura está aguardando este laudo e que foram tomadas algumas medidas administrativas com relação à empresa prestadora do serviço. Essas medidas estão em fase de recurso. Temos que manter o pleno direito de defesa, reforçou. Quanto aos processos licitatórios, Rodrigues afirmou que não há problema algum e que se houvesse seria de execução das obras. Sempre que é detectado algo que não está de acordo com o solicitado pela Prefeitura, os empreiteiros são obrigados a refazer o serviço, esclarece o Procurador, lembrando que as empresas têm responsabilidade durante cinco anos pelas obras.

Ao final do encontro, Braatz informou que irá aguardar a divulgação do laudo técnico, para então tomar alguma medida dentro de seu papel como fiscalizador dos atos do Executivo.