Centro de Treinamento de Agricultores de Montenegro (CETAM)


Prefeito visita CETAM e projeta parcerias


Prefeito Percival de Oliveira conheceu trabalho desenvolvido no CETAM

Conhecer o trabalho realizado pelo Centro de Treinamento de Agricultores de Montenegro (CETAM). Este foi o objetivo da visita realizada pelo prefeito Percival de Oliveira na manhã de hoje (21). O chefe do Executivo acompanhou instrutores do curso técnico para a produção de qualidade no setor de laticínios em uma visita pelas instalações da instituição.

O curso, que esta sendo concluído hoje, teve duração de 450 horas contando com estágio de 100 horas na região da Sicília, Itália. “É um curso para pessoas com dupla-cidadania”, explica a tutora do curso, Mirela Riboni. Na visita, Percival aprendeu sobre os processos de produção de queijo e demais derivados de leite realizado nas dependências do Centro. “Produzimos doce de leite, bebida láctea e diversos tipos de queijo”, afirma o instrutor João Alfredo de Pereira Sampaio.

Durante a visita, o chefe do Executivo conversou com os 15 alunos que participam do curso. “Nos deixa muito feliz que o CETAM vem realizando admiráveis atividades”, destacou O atual curso esta sendo realizado com verbas do Ministério do Trabalho Italiano e em parceria com a Associazione Nazionale Famiglie Emigrati, da Itália, e com a Associação Cultural Italiana do Rio Grande do Sul (ACIRS).

“Pretendemos buscar parcerias para instalar uma queijaria aqui no Centro”, revelou Mirela. Percival mostrou-se animado com a perspectiva e garantiu que o município pode ser parceiro de uma iniciativa como esta. “Estabelecer parcerias fortalece o trabalho”, ressalta o chefe do Executivo. Ele lembrou ainda que o CETAM qualifica a mão de obra rural e faz com que pessoas de outras cidades venham ao município em busca de informações, gerando lucro para todos.

Na próxima semana, ocorre curso sobre processamento de pescado. O instrutor Sampaio lembra que ainda há vagas para o curso. As inscrições podem ser realizadas diretamente no CETAM, na rua Hans Varelmann, s/nº, bairro Zootecnia, ou pelos telefones 3632-1261 e 3649-5571.