CARRO ELÉTRICO de Carlos Eduardo Althoff Pimpão


Breve currículo de Carlos Eduardo Althoff Pimpão, responsável pelo desenvolvimento do carro elétrico MADE IN BLUMENAU/SC
Gurgel BR-800 elétrico.


Carlos Eduardo Althoff Pimpão é um apaixonado por tecnologia e inovação. Acompanha e aplica, no dia a dia, novas soluções nas mais diversas áreas.
E natural de Blumenau, SC, e dos 2 anos de idade até os 15 viveu na Alemanha, na cidade de Koln.

De volta a Blumenau, completou o 2º grau no Conjunto Educacional Pedro II. E formado em engenharia elétrica pela UFSC, na turma 1984/2.
Começou a carreira na Embraco, em Joinville. Depois, desenvolveu vários projetos em parceria com a empresa Maqpol, criando maquinário específico para as indústrias, na área de automação.

Em 1997, fundou a TV Galega com o pai, Altair Carlos Pimpão, introduzindo soluções alternativas e inéditas em TV.
Nos últimos anos, a partir da necessidade cada vez maior de encontrar fontes de energia alternativas, passou a acalentar o sonho de desenvolver seu próprio carro elétrico.
Foi em 2009 que o projeto começou a ser executado, graças à parceria com a importadora blumenauense, Megaforth, que tornou possível a compra do motor e da unidade de controle do mesmo.
O carro escolhido para a conversão, o Gurgel BR-800, seria uma forma de lembrar e homenagear o pioneiro brasileiro, João do Amaral Gurgel, que já em 1974 fabricou o modelo Itaipu, o primeiro carro elétrico do país.
A partir de então foram dias e dias de pesquisa e projetos, buscando a melhor forma de implantar as baterias, desenvolver o carregador, instalar o novo motor, etc...
A empresa Maqpol Têxtil foi mais uma parceira, cedendo suas instalações e o maquinário para a montagem do veículo.
Na primeira semana de Julho 2010, o carro elétrico de Carlos Eduardo fez a estréia nas ruas de Blumenau, atraindo a curiosidade das pessoas nas ruas.
O carro atrai não só pelo modelo Gurgel mas porque, com o motor elétrico, não faz barulho e não solta fumaça.
Faz cerca de 50 km por carga, atinge uma velocidade de até 60 km/h e leva 10 horas para uma carga total em uma tomada de energia comum. O consumo energético é de aproximadamente 0,2 kW/h por quilômetro
A próxima etapa é desenvolver uma mini usina de energia solar para suprir o consumo do veículo, atingindo o objetivo de chegar aos 100% de energia limpa.
Quem tiver interesse em saber mais sobre o carro e o projeto pode enviar e-mail para cepimpao@hotmail.com.