Audiência Pública apresenta nova proposta de trânsito em Montenegro-Rs



Audiência Pública apresenta nova proposta de trânsito na cidade

Os arquitetos Ida Marilena Bianchi e Ricardo Schiavon da empresa Pró-Cidades, apresentaram na noite de ontem (12), na Câmara de Vereadores o novo plano de circulação viária da cidade. O estudo tem o objetivo de melhorar o trânsito de veículos, principalmente pela zona central da cidade, além de outros pontos críticos. Entre as principais mudanças sugeridas estão a implementação de mão dupla na rua Ramiro Barcelos, em toda a sua extensão, além da inversão de inversão de sentido das ruas Santos Dumont e Osvaldo Aranha.

Para elaborar a proposta, os técnicos realizaram estudos nas principais vias da cidade, observando questões como circulação e fluxo de veículos. A empresa também é responsável pelo Plano de Mobilidade Urbana na cidade. O foco do projeto será tentar desobstruir o tráfego nas ruas centrais. “Com as mudanças, queremos tirar o trânsito pesado da área central da cidade”, observa Schiavon.

O arquiteto também anunciou que cinco importantes cruzamentos receberão rotatórias, ou mini-rotatórias com o objetivo de facilitar a circulação de veículos nesses locais. Três desses cruzamentos estão localizados na região central, um no bairro Municipal e o outro na Timbaúva:
* Osvaldo Aranha / Buarque de Macedo / Bento Gonçalves;
* Buarque de Macedo / Santos Dumont;
* Buarque de Macedo / Alberto Göttselig / Carlos Gustavo Jahn;
* Bruno de Andrade / Antônio Lisboa;
* Júlio Renner / Hans Varelmann / Campos Neto.

O público presente na audiência aplaudiu as mudanças e apresentaram algumas sugestões para outros pontos da cidade. Essas sugestões serão discutidas entre a Prefeitura e a empresa Pró-cidades para posterior aprovação no Conselho Municipal de Trânsito. A expectativa é que as mudanças ocorram em janeiro ou fevereiro de 2011.