9º Encontro Nacional e o 30º Encontro Municipal de Educação 2010



Encontro destaca importância da interação entre família e escola


Prefeito Percival de Oliveira destacou importância da qualificação dos professores

Teve início na noite de ontem (21), no Teatro Roberto Atayde Cardona, o 9º Encontro Nacional e o 30º Encontro Municipal de Educação. Este ano, o evento tem como tema "Família e Escola: Construindo uma relação permanente e tem como objetivo promover a formação contínua dos professores, além de buscar a reflexão e desencadear um processo de discussão. O desafio proposto é a integração da família moderna com a escola, esclarece o secretário municipal de Educação e Cultura, Renato Kranz. É a oportunidade de buscar a reflexão e soluções para os desafios enfrentados atualmente”.

Em seu discurso, o prefeito Percival de Oliveira lembrou que a Administração Municipal sempre esteve preocupada em investir na qualificação profissional dos professores, através da realização de cursos, seminários e atividades que auxiliem na prática da boa educação em sala de aula. Afinal, confiamos a vocês, todos os dias, a responsabilidade de educar nossos filhos, contribuindo para que eles ajudem a formar uma sociedade melhor e mais justa, disse.

O chefe do Executivo também parabenizou os professores pelos resultados que o município obteve último levantamento divulgado pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). São resultados altamente significativos e representam um avanço extraordinário na educação desempenhada na cidade”, afirmou. Muito desse resultado positivo se deve justamente a essa preocupação com a qualificação profissional e formação permanente dos professores”, finalizou.

O evento prosseguiu com a palestra Como compreender os pais num mundo turbulento e em transformação ?, ministrada pelo professor Hamilton Werneck. Nesta quinta-feira (22), o evento continuou com as apresentações das palestras Os Limite da Educação e “Saberes da família, saberes da escola: tensões e desafios nos espaços de aprendizagem”, ministradas pelas professoras Clarice Furini Cascardo Hito e Siloé Pereira, respectivamente. Este ano, o evento adquire um novo formato. As oficinas no último dia do encontro (23), darão espaço a elaboração de projetos, que serão elaborados pelo corpo docente das escolas para serem realizados em parceria com a comunidade.

Confira a programação:

Dia: 23/07/10
Teatro Roberto Atayde Cardona
8 horas: Palestra (8 horas às 9h50min)

Palestra: Drogas: O papel do educador na prevenção ao uso
Ministrante: Prof. Dr. José Vicente Lima Robaina - ULBRA/RS

Mesa de Debates (10h10min ao meio-dia):
Participantes: Prof. Dr. José Vicente Lima Robaina, Representantes do MCC (Montenegro Contra o Crack), Escolas Municipais com Projetos em andamento.

Elaboração de Projetos nas Escolas (13h30min às 15h30min 16 horas às 17h30min):
O corpo docente de cada escola deverá organizar um projeto envolvendo a escola e a comunidade para colocar em prática no 2º semestre do ano de 2010.
As escolas multisseriadas da área rural farão esta atividade em grupo.