Vereador Tuco de Montenegro discute com escolas o bullying


Vereador Tuco discute com escolas propostas para combater o bullying

Na manhã de quarta (8), o plenário da Câmara de Vereadores discutiu problema tido como novo por diversos setores da sociedade, o bullying, um mal que, cada vez mais, vem assolando adolescentes em todo país. Proposto pelo Vereador Marcos Gehlen (PT) – Tuco, o encontro contou com a presença de educadores de escolas da cidade e interior.

Um dos fatores que motivou a realização do encontro foi a morte de um aluno, ocorrida recentemente, vítima de “bullying”. Na abertura, “Tuco” destacou a importância de estarem todos reunidos para discutirem tema tão atual. Lamentou a falta de participação dos professores da rede municipal. “Parece que as escolas não enfrentam esse problema, caso contrário este plenário estaria lotado”.

“O bullying, estereótipos, discriminação, vexação e outras práticas excludentes e inibitórias, infelizmente fazem parte do cotidiano dos estudantes”, ressaltou Tuco. “É um problema antigo com roupagem nova”, comparou, lembrando o tempo em que alunos recebiam apelidos pejorativos.

Foi apresentado um vídeo retratando problemas reais enfrentados pelas famílias no dia-a-dia, como o caso de uma menina agredida várias vezes, e até o depoimento de um ator, ridicularizado por estar acima do peso.

Também presente, o Consultor Jurídico da Câmara, Marcos Vinícius Pedrotti do Espírito Santo alertou para o fato de que a Escola, o Poder Público, o Conselho Tutelar e o Ministério Público, isoladamente, não conseguirão resolver o problema. Tuco lamentou a fragilidade da família, “que transmite para a escola a tarefa de educar”. Professores citaram a importância de se conscientizar, principalmente, os alunos representantes de turma, e de se investir na prevenção.

O encontro culminou com a apresentação pelo Vereador da proposta anteprojeto de lei que deverá apresentar na Câmara nas próximas semanas, versando sobre o tema. “O projeto ainda está ganhando corpo, estou aberto a sugestões”, finalizou Tuco.