Unidade Básica de Saúde Centenário/Montenegro/RS



UBS Centenário é inaugurada

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Centenário foi oficialmente inaugurada na manhã de ontem (24). Localizada próximo ao portão três, do Parque Centenário, a Unidade atenderá os Bairros Centenário, Ferroviário, Santo Antônio, Imigração, Panorama e Olaria. No local também funcionará a sede do Programa Agentes Comunitários de Saúde (PACS Urbano).

Iniciamos num formato de UBS, mas nossos planos são de ampliar e melhorarmos essa estrutura, informou a secretária municipal da Saúde, Ana Maria Rodrigues.Nos preocupamos com acessos externos, pequenas rampas e uma estrutura de atendimento que possa oferecer conforto, mas principalmente acesso à saúde, como preconiza os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), disse. Aqui também ensinaremos os conceitos de promoção, educação e prevenção em saúde, enfatiza Ana.

“A inauguração desta UBS representa nosso ideal, de levar uma saúde de qualidade para todos”, destacou o prefeito Percival de Oliveira, em seu discurso. O chefe do Executivo aproveitou a ocasião para lembrar os investimentos que a Administração Municipal vem realizando no Hospital Montenegro. Desde 2005, já foram quase R$ 14 milhões, somente com recursos próprios do Executivo, afirmou. Recursos que, com certeza, impediram o fechamento desta importante casa de saúde.

O posto do Parque Centenário é o primeiro de três novas unidades que serão inauguradas. Na próxima segunda-feira, dia 28, e no dia 1º de julho serão inauguradas as unidades de Muda Boi e Santos Reis, respectivamente. A partir da abertura dessas novas unidades, concentraremos nossos esforços e planejamentos para a qualificação da atenção básica e do cumprimento de diversas ações planejadas e discutidas nas Conferências Municipais de Saúde e que contemplam nosso Plano Municipal de Saúde, anuncia Ana Maria.

A Unidade Básica de Saúde Centenário conta com um consultório médico com banheiro, sala de procedimentos de enfermagem, recepção, banheiro coletivo e copa. O atendimento da enfermaria ocorrerá em horários alternados aos do atendimento médico. O posto funcionará das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. Nas segundas, terças e quintas-feiras atenderá a Dra. Vera Grünhausen. Nas quarta-feiras, atenderá o Dr. Luiz Afonso Konzen. A cada 15 dias, nas sextas-feiras, a Dra. Belkis Mari Stoffel Efrom fará o atendimento, sempre parte da manhã.