Um mutirão de limpeza para preservar o Arroio da Cria em Montenegro/RS


Um mutirão de limpeza para preservar o Arroio da Cria
No próximo sábado, 29 de maio, a partir das 9 horas, será realizado um mutirão de limpeza do Arroio da Cria, junto à ponte da Rua Hans Varellmann. A iniciativa é de moradores do Bairro Aeroclube e tem como objetivo principal conscientizar a população quanto à importância de preservar o arroio. Os detritos serão retirados da água por voluntários e transportados para local adequado. Para realizar o mutirão, os moradores contam com o apoio da Prefeitura e dos vereadores Laureno Renner (PSB), Marcelo Cardona (PP) e Marcos Gehlen Tuco (PT). Não é um evento político, mas sim de conscientização. Contamos com o apoio destes vereadores pela afinidade que tem com a nossa comunidade, dizem Rodrigo Silveira de Ávila e Alfeu Ferreira, idealizadores do mutirão.

Um dos principais afluentes do Rio Caí, o Arroio da Cria nasce na zona rural e percorre longo caminho, passando por diversos bairros, até chegar ao seu destino. Neste trajeto, encontra inúmeros fatores que contribuem para a sua degradação. Recebe detritos industriais, poluição agrícola e, principalmente, lixo urbano. A esses fatores soma-se ainda, a destruição de sua mata ciliar, o assoreamento e a ocupação das margens com construções irregulares.

O Arroio da Cria, hoje, é sinônimo de transtornos, principalmente para os moradores do Bairro Aeroclube. Com qualquer chuva o arroio transborda, invadindo ruas e casas. Sem conseguir seguir seu leito original e ter vazão suficiente para que suas águas desemboquem no rio, o Arroio espalha-se e causa prejuízos a todos aqueles que vivem nas suas proximidades.

Despertar a consciência

Justamente por compreender a importância do Arroio da Cria na cadeia hidrográfica de Montenegro e perceber que muitos dos transtornos por ele causados podem ser evitados com ações de conscientização e limpeza, os moradores do Bairro Aeroclube resolveram promover esta ação. Mais do que limpar, o mutirão pelo arroio quer conscientizar a população quanto aos prejuízos que a destruição da mata ciliar e o depósito de lixo podem causar, ressalta Rodrigo. Voluntários do próprio Bairro Aeroclube auxiliarão na distribuição de material educativo (panfleto) e na limpeza do córrego, junto à ponte na Rua Hans Varelmann.

A intenção é envolver toda a comunidade neste trabalho. A participação de crianças (através da mobilização nas escolas no bairro), jovens e adultos é fundamental no aspecto educativo. Queremos mostrar que o lixo deve ter destino correto. Nunca ser jogado no Arroio, salienta Alfeu.

Idéia partiu dos moradores

Os organizadores desta ação sabem que ela é apenas paliativa e não resolverá o problema. O que se busca, com o mutirão, é realizar um ato simbólico para despertar o interesse da comunidade e conscientizar para a importância da limpeza, conservação e preservação, destacam. Paralelamente, haverá distribuição de material educativo, explicando as conseqüências do depósito de lixo nas águas e o papel que cada morador da região desempenha para que o Arroio da Cria fique limpo e possa seguir seu curso. Também será instalada no local uma lixeira comunitária.

A idéia de limpeza e conscientização surgiu na própria comunidade do Aeroclube, através de moradores que viram nesta iniciativa uma forma de integração e conscientização. Ao invés de esperar por providências do Poder Público resolvemos agir, integrando todos os vizinhos, escolas, entidades e igrejas do entorno, finaliza Rodrigo.

A Prefeitura Municipal vai ceder máquinas para auxiliar na limpeza, caminhão para o recolhimento e transporte do lixo, uma lixeira comunitária e uma placa de conscientização. Para os vereadores envolvidos na ação, é importante esta integração entre os moradores e a Administração Municipal. Segundo eles, esta parceria pode despertar o interesse de outras pessoas e servir de exemplo para que sejam propostos outros mutirões pela cidade.