REDE PARA INCENTIVAR O EMPREENDEDORISMO


Com o intuito de estimular ainda mais o desenvolvimento local e incentivar a
adoção da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa no município, AMEPE lança Rede de Empreendedores Locais. A iniciativa tem recebido apoio de Pequenas Empresas. Um convênio entre a entidade e outras instituições esta ajudando na construção do projeto.

Os diretores decidiram fortalecer a identidade dos pequenos empresários e influenciar a pauta dos debates nas próximas eleições.

O principal objetivo da rede é consolidar uma agenda política sistemática, que possa ajudar na difusão de boas práticas administrativas e estimular as novas lideranças a fomentarem o empreendedorismo em Montenegro. Essa é mais uma ação para incentivar o empreendedorismo dentro da cidade. A AMEPE defende que o desenvolvimento econômico deve ser pauta constante dos gestores. Ele pode proporcionar a autonomia financeira e social necessária aos moradores da região.

A Lei Geral da Micro e Pequena Empresa é um importante instrumento para a conquista desse desenvolvimento. São as micro e pequenas empresas que mais geram empregos e renda nos municípios e a Lei Geral cria instrumentos para que elas seja protagonistas do desenvolvimento local, defende o presidente da AMEPE, Gelson Antonio Alves.

A rede em breve terá um site e um banco de dados com todos os projetos.

Além disso, a intenção é mobilizar as pequenas empresas por meio de manifestações e marchas, articular e organizar encontros para promover o debate do desenvolvimento do empreendedorismo na cidade, realizar oficinas, estudos e pesquisas sobre o tema. De acordo com Gelson Alves, serão organizados, em 2010, cerca de 45 eventos para discutir o desenvolvimento sustentável na cidade e, em todos eles, será convidado um empresário de sucesso da região para fazer um depoimento.

O presidente da AMEPE, Gelson Antônio alves, acredita que a rede tem um longo
desafio que é trabalhar mecanismos de comunicação e um banco de dados de projetos para fazer com que a rede possa se articular. Ele conclui que o mais importante será a participação e a mobilização desses empresários inclusive para apoiar a iniciativa do Ministério das Pequenas Empresas.