EMPREENDEDORISMO MUNICIPAL


Prefeitos criam rede para incentivar empreendedorismo municipal

Com o intuito de difundir a cultura empreendedora na gestão pública e incentivar a aprovação e implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa nos municípios brasileiros, foi oficialmente lançada, na semana passada, em Brasília, a Rede de Prefeitos Empreendedores. Trata-se de um movimento nacional que busca disseminar as boas práticas administrativas que já ocorrem nas cidades, estimular as novas lideranças a fomentarem o empreendedorismo em suas regiões e ressaltar a importância das micro e pequenas empresas para a economia do país.

As pequenas empresas são estratégicas para o Brasil. São elas que mais geram empregos e renda nos municípios - ressalta Helder Salomão, prefeito de Cariacica, no Espírito Santo, e um dos maiores incentivadores do projeto.

As pequenas empresas são estratégicas para o Brasil. São elas que mais geram empregos e renda nos municípios
A semente da rede foi lançada em 2001, a partir da primeira edição do prêmio Prefeito Empreendedor, homenagem concedida pelo Sebrae aos melhores gestores de políticas públicas envolvendo pequenos negócios. Na ocasião, os participantes sentiram a necessidade de se articularem e difundirem ideias inovadoras de gestão, unindo o setor público à iniciativa privada. Em 2004, houve o primeiro encontro dos interessados em manter a integração e estimular a troca de experiência. Desde então, a iniciativa foi amadurecendo.

A rede é protagonizada por prefeitos empreendedores que participaram das seis edições do prêmio. E aqueles que vierem a participar serão convidados a se tornarem membros da rede. É um movimento pluripartidário - acrescenta Salomão.- O que nos une é a visão empreendedora e a necessidade de fortalecer o apoio às micro e pequenas empresas do país.

Só este ano, 719 prefeitos se inscreveram para concorrer ao selo. Automaticamente, eles já fazem parte do projeto.

Além do Sebrae, que providenciará um consultor para cuidar da parte administrativa, o projeto conta com apoio da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), entre outras entidades. Segundo Salomão, o próximo passo, agora, é fazer com que a iniciativa seja conhecida em todo o Brasil.

No dia 13 deste mês, em um encontro em São Paulo, foi aprovado o documento final. A partir de agora, temos que trabalhar na divulgação e na adesão de novos prefeitos. A ideia tem sido muito bem recebida, mas ainda há muito a fazer. Só nas edições dos prêmios, foram mais de 700 prefeitos. Temos que fazer o documento chegar até eles - diz Salomão.

Outro passo importante, segundo o prefeito de Cariacica, será definir os núcleos nacional (que será composto por mínimo de cinco e máximo de dez integrantes) e regionais. Salomão acrescenta que, onde houver demanda dos estados, poderão ser criados núcleos estaduais.

Ainda segundo o político, os envolvidos no projeto pretendem apresentar um documento aos candidatos à Presidência da República com o posicionamento da rede sobre empreendedorismo e implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

Ficamos à vontade de apresentar nossas ideias porque contamos com membros de todos os partidos políticos. Isso nos dá isenção para debater o assunto sem o objetivo de beneficiar um ou outro candidato. Queremos fazer a rede funcionar e envolver as cidades no projeto para agilizar a implementação da lei nos municípios.

Em breve, a rede terá um site e um banco de dados com projetos de sucesso. Além disso, a intenção é mobilizar os prefeitos para que troquem experiência e conheçam as iniciativas implantadas em outros municípios e países.
Fonte: globo.com