Dique no Rio Caí será tema de encontro regional dos promotores


Dique no Rio Caí será tema de encontro regional dos promotores
A possibilidade do dique, construído no Rio Caí, estar provocando aumento no volume das cheias em Montenegro motivou nova audiência na quarta-feira (26), do presidente da Câmara de Vereadores de Montenegro, José Alfredo Schmitz (PPS) com o Promotor de Justiça Thomás de Paola Colletto.

Recentemente, Schmitz conseguiu um avião junto ao presidente do Aeroclube Montenegro, Carlos Eduardo Müller para fotografar a área onde foi construído o dique. O material foi entregue ao promotor, com a solicitação de que fossem analisados os possíveis prejuízos que a obra estaria acarretando aos moradores de Montenegro. A construção, considerada irregular, de um dique em Capela de Santana, criado por uma plantação de arroz, provocou a formação de uma barragem nas margens do Rio. Parte da questão integra processo que tramita na Justiça de Portão.

O promotor de Justiça declarou tratar-se de questão bastante complexa e demorada, que precisa ser analisada com cautela, pois envolve mais de um município. Levarei o tema para discussão no encontro regional do próximo dia 18, com os promotores que atuam nos municípios pertencentes à Bacia Hidrográfica do Rio Caí, assegurou.

A Justiça de Portão já condenou um dos responsáveis pela construção do dique. Porém, Schmitz acredita que esta pessoa é responsável por um pequeno percentual do problema. Thomás Colletto explicou que, durante a tramitação, são realizados procedimentos investigatórios, que poderão culminar com o ingresso de ações judiciais.