Cerimônia oficializa abertura da Safra de Citrus 2010
No ano em que a descoberta da Bergamota Montenegrina completa 70 anos, 42.000 toneladas de citrus devem ser colhidas no município. Montenegro é a cidade que lidera a produção de citrus no Estado. 2.400 hectares de bergamotas estão sendo cultivados no município, além de mais de 300 hectares de limão e laranja. Foi para dar início à colheita destas frutas que ocorreu na tarde de ontem (20) a Abertura da Safra de Citrus de 2010. O evento foi realizado em Santos Reis, na propriedade de Silvério Neis.
“A presença maciça de agricultores neste evento me deixa orgulhoso”, afirmou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente do município, Carlos Einar de Mello. Além de autoridades estaduais, locais e regionais o galpão onde foi realizada a cerimônia de abertura da Safra de Citrus 2010 esteve apinhado de agricultores. “Esta safra de citros e a safra recorde de grãos no Estado mostra a capacidade de se reerguer do produtor rural”, completou o Secretário Estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio, Gilmar Tietböhl.
O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente garantiu que seu objetivo é aumentar de 20 a 30% a receita que parte da agricultura para o município. Tietböhl lembrou que a Bergamota Montenegrina é um fruto único e deve ser valorizado. “Com um tipo de fruta que só se produz aqui dá para se pensar em um selo de qualidade que é tão importante para agregar valor ao produto e garantir renda ao produtor”, ressaltou.
Em seu discurso o vice-prefeito, Marcos Griebeler, destacou a força do produtor rural. “O trabalho desses produtores garante ao nosso município o papel de maior produtor de frutas cítricas de mesa do Estado, o que contribui para o nosso desenvolvimento econômico”, expôs. Marcos também lembrou dos 70 anos da descoberta da Begarmota Montenegrina e afirmou que o fruto leva o nome do município aos quatros cantos do globo.
Antes do início da cerimônia de abertura da Safra de Citrus foi assinado um protocolo de intenções entre o município de Montenegro e o Sebrae. O protocolo prevê a promoção de ações em benefício dos micro e pequenos produtores rurais na área de consultoria gerencial, tecnológica e treinamento para o fomento de produção de frutas e mudas cítricas. Após a cerimônia as autoridades presentes realizaram uma colheita simbólica de bergamotas.
Estiveram presentes na cerimônia o Secretário Adjunto de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio, Oni Lacerda, o Chefe do Gabinete da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, Paulo Lipp, o deputado federal Afonso Hamm, o deputado estadual João Fischer, o presidente da Câmara de Vereadores de Montenegro, José Alfredo Schmitz. Além de demais autoridades locais e regionais.
Comentários