AÇÃO GLOBAL 2010 - MONTENEGRO/RS





Casamento Coletivo uniu 41 canais durante o Ação Global

Durante a realização do Ação Global, no último sábado (22), um evento em particular chamou a atenção do público presente. Um casamento coletivo civil uniu 41 casais, que oficializaram as suas relações. O casamento foi organizado pela Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania (SMHAD), dentro do Projeto Emancipar-RS, no eixo da cidadania.

A cerimônia foi realizada por dois juízes de paz e um mesário do cartório de registro civil. Funcionários da secretaria e voluntárias formaram um grupo especialmente para maquiar as noivas. Entre os noivos, destaque para o casal Doralício do Carmo, 58 anos e Santa Ilda de Azevedo, 69 anos, que já viviam juntos há quase 30 anos. “Sem dúvida, este é um acontecimento muito especial”, destacou a secretária municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania, Leda Esmério.

Sábado foi de muita solidariedade no Ação Global

Quase mil voluntários prestaram cerca de 123 serviços gratuitamente durante a realização do Ação Global, no último sábado (22), no Sesi em Montenegro. Durante todo o dia, a Secretaria de Saúde (SMS) e a Secretaria de Educação e Cultura (SMEC) prestaram diversos serviços à população. Entre os projetos desenvolvidos pela SMEC estavam o Educação Fiscal: aprendendo a ser cidadão, Trânsito, uma questão de educação, Xadrez Escolar: Tabuleiro da aprendizagem e o Informática Educativa.

Pela SMS foram disponibilizados dez serviços: Ações Preventivas De Odontologia com o Escovódromo e Bocão, Procedimentos de Odontologia com a Equipe na Unidade Móvel de Saúde, Ações do Bolsa Família, Serviço de Nutrição, Ações de Vigilância em Saúde, Ações de Prevenção à Dengue, Primeira Infância Melhor (PIM), Ações de Saúde da Mulher: Coleta de Preventivo do Câncer do Colo Uterino e Câncer de Mama, Ações de Enfermagem (Medição de Pressão, Coleta de Hgt, Informações sobre DSTs/Aids, Diabetes), Centro de Apoio Psicossocial (Caps).

Eventos como esse, vem de encontro com o objetivo de nossa Administração Municipal, que é promover o bem estar de nossa gente, destacou o prefeito Percival de Oliveira, durante a abertura do evento. Além dos serviços prestados, o Ação Global contou com a presença da atriz Carolina Oliveira, que trabalhou na novela Caminho das Índias como Chanti Ananda. A dupla Enzo e Rodrigo realizou o show de encerramento do evento.