VEREADOR TUCO DEBATE COM ENTIDADES ELEIÇÃO DO CONSELHO TUTELAR DE MONTENEGRO-RS


Em 2011 haverá nova eleição para o Conselho Tutelar. Os atuais componentes foram escolhidos pelo voto popular em abril de 2008, para atuarem por três anos. O assunto vem sendo acompanhado atentamente pelo Vereador Marcos Gehlen (PT). Além da preocupação de seu mandato no Legislativo com as questões ligadas à criança e o adolescente, Tuco foi Conselheiro Tutelar durante quatro anos. Visando discutir coletivamente com as entidades as regras para o pleito, o parlamentar promoveu reunião quinta (29) na Câmara de Vereadores.

Participaram representantes do Comcrad, Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, como a presidente Cíglia Luzia da Silveira, além de componentes como Ricardo Agádio Kraemer, Janete Martini Lencina e da assessora da entidade, Ariana Isse; a Chefe de Gabinete da Prefeitura, Leoni Kayser Bozzetto; o Vereador Marcelo Cardona e sua assessora, Maristela Kirsten, e o assessor do Vereador Laureno Renner, Adagoberto Flores. Presente também a Conselheira Tutelar Vera Quadros.

O Vereador Tuco, na abertura do encontro, manifestou sua intenção de apresentar projeto aglutinado as três leis referentes ao Conselho Tutelar, principiando pela 3122/96, que dispõe sobre o processo de eleição do órgão. Os participantes debateram pontos específicos da matéria. Segundo os representantes do Comcrad, o órgão também realizou debates internos sobre as alterações, mas o processo não chegou a ser concluído.

Inicialmente, o Vereador pretendia apresentar projeto sobre o assunto em 18 de maio, dia do Conselheiro Tutelar, contemplando os estudos e a discussão realizada até o momento. Da reunião surgiu a proposta de se realizar neste dia evento para se discutirem aspectos da lei, cuja iniciativa compete ao Executivo. Assim como no pleito anterior, a Prefeitura terá que emitir resolução contendo detalhes da eleição. Com sua iniciativa, o Vereador pretende que este processo seja amplamente debatido com as entidades representativas.