Projeto Pré-Feira do Livro de Montenegro


A Biblioteca Pública Municipal Hélio Alves de Oliveira e o Sesc Montenegro promovem na próxima segunda-feira (23), um encontro com escritores locais que tenham livros editados para mobilizá-los a aderirem ao projeto Pré-Feira do Livro: O escritor montenegrino na sala de aula. Na atividade, que acontece às 19h30min, na Estação da Cultura, profissionais das duas entidades passarão aos artistas detalhes do projeto. Em sua segunda edição, a iniciativa busca aproximar escritores locais de estudantes, despertando nos jovens o interesse pela leitura, em especial da literatura feita no Vale do Caí.

Será proposto aos autores que divulguem suas obras na rede de ensino local por meio de palestras, bate-papos, leitura de livro e oficinas. A intenção é que os alunos leiam os livros e apresentem as obras para o público da Feira do Livro de Montenegro de uma forma criativa, como teatro, música e exposição.

O objetivo é trabalhar a formação de público e fomentar o intercâmbio e a qualificação da produção artística com ações de literatura que incentivem a leitura, informa a diretora da Biblioteca, Simone Dörr. As ações serão trabalhadas nas escolas no período de maio a setembro e apresentadas pelos alunos durante a Feira do Livro. Assim estaremos instigando os estudantes a uma ação cultural que envolva a leitura de escritores locais, explica Simone.

A 8ª Feira do Livro de Montenegro acontece de 5 a 9 de outubro. A realização é da Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), Biblioteca Pública e Sesc/RS. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 3632-5202.