Centro de Montenegro recebe novas paradas de ônibus




Ao optar por não reativar o Paradão, após o término do novo calçamento na rua São João, a Administração Municipal instalou novas paradas de ônibus no centro cidade. Na rua Capitão Cruz, foram instaladas paradas em frente ao Clube do Comércio e nos fundos da Industrias Hädrich, em frente à Livraria Lutz. Na rua João Pessoa, as paradas foram colocadas junto ao antigo prédio dos Correios, ao lado do Palácio Rio Branco. A segunda parada da rua João Pessoa foi instalada próximo a Loja Lebes, no lado da Igreja Internacional da Graça de Deus.

Com pareceres técnicos do Departamento de Transporte e Trânsito (DTT) da Prefeitura Municipal, do engenheiro Márcio Santos e da arquiteta Karina Leser Daudt, considerações da empresa SILAS S/A e sugestão da arquiteta responsável pelo Plano de Mobilidade Urbana, Ida Bianchi, e do arquiteto e urbanista Ricardo Schiavon, que está elaborando o Novo Plano de Trânsito do Município, ficou decidido por unanimidade a retirada do Paradão da rua São João.

O parecer técnico do engenheiro Santos e da arquiteta Karina ressalta que o lençol freático existente no local é muito raso (cerca de 40cm de profundidade) e isto causaria inúmero problemas caso o Paradão voltasse ao local. Já a empresa SILAS S/A constatou que a alteração provisória dos roteiros das linhas urbanas na área central da cidade trouxe um significativo melhoramento no atendimento das linhas urbanas no sentido de cumprimento de horários.

Ainda segundo as considerações da SILAS S/A, os usuários se mostraram satisfeitos com a nova sistemática. A empresa também solicita que o DTT autorize definitivamente a manutenção do itinerário pelas ruas Capitão Cruz e João Pessoa. Também foi solicitado melhores condições de conforto e segurança aos usuários, o que foi prontamente atendido.

Nova sinalização é elogiada

Paralelo à instalação das novas paradas, o DTT está implantando uma nova sinalização nas paradas. A iniciativa vem sendo elogiada pela população por estar organizando o transporte coletivo da cidade. O objetivo desta sinalização é dar maior proteção ao usuário, explica o diretor de Transporte e Trânsito, Luiz Fernando Flores da Silveira. A nova sinalização está antecipando o projeto de Mobilidade Urbana. No momento apenas as novas paradas instaladas receberão a sinalização.