Canalização do Arroio Montenegro entre as reivindicações da Trilhos/Centro


Canalização do Arroio Montenegro entre as reivindicações da Trilhos/Centro
Quarta à noite houve uma oportunidade para diversas pessoas do Trilhos/Centro terem contato direto com os Vereadores, em mais uma reunião do projeto A Câmara Vai aos Bairros. O encontro ocorreu na sede da Associação dos Funcionários da Viação Montenegro, contando com a presença também de representantes do Executivo, como o Vice-Prefeito Marcos Griebeler e os Secretários de Obras, Ricardo Senger, e de Viação e Serviços Urbanos, Vaceli Flores de Oliveira, além de assessores.

O Presidente da Câmara, Vereador José Alfredo Schmitz (PPS) iniciou lembrando que estava sendo propiciado um momento para os moradores, organizadamente, reivindicarem seus direitos. Como em todas as edições do projeto, inicialmente o representante do bairro, Lauderi de Souza, o Cigano, listou as principais necessidades da Trilhos/Centro: esgoto, calçamento, canalização do Arroio Montenegro, parada de ônibus na Rua Ramiro Barcelos (próxima ao bairro) e construção de acessos para cadeirantes.

Os Vereadores presentes também fizeram uma rápida apresentação aos presentes, abordando os objetivos do projeto e se posicionando quanto ao que foi sugerido. Ressaltaram que soluções competem à Prefeitura, e comprometeram-se a oficializar os pedidos ao Executivo. Alguns moradores se manifestaram, caso de Juca Morellato, presidente do Conselho Municipal de Desportos Além de reforçar a necessidade de rede de esgotos na área dos Trilhos, também solicitou mais policiamento, revelando ter ele mesmo sido assaltado duas vezes em dois dias. Ainda cobrou providências quanto à destinação de um terreno para a Associação.

Já a moradora Ivone Gonçalves cobrou a não existência de um local próprio para o lazer das crianças fora do horário escolar e nos finais de semana, lembrando que o bairro está distante do Parque Centenário. Pelo Executivo, Marcos Griebeler citou a conquista da regularização da área dos Trilhos por parte da Prefeitura, sendo que futuramente os proprietários receberão a cessão definitiva de suas áreas. Ainda anunciou a obtenção de recursos para o asfaltamento do trecho da Rua Capitão Cruz que ainda está calçado com paralelepípedos. Também citou ações que poderiam ser adotadas quanto ao Arroio Montenegro e à destinação de um terreno para a Associação Comunitária.

Após os Vereadores, rapidamente, se manifestarem sobre o objetivo do projeto, de aproximar a Câmara das comunidades e intermediar a busca de soluções, frisando que a cada encontro aumenta a participação dos moradores dos bairros. Unidos, organizados, conseguem os seus objetivos, resumiu o Presidente, Vereador José Alfredo Schmitz, não deixando de lembrar que a resolução das principais questões apontadas compete ao Executivo.