Assinado pelo Prefeito de Montenegro Percival de Oliveira contrato para a restauração do prédio da Pharmácia dos Ferroviários


Assinado contrato para a restauração do prédio da Pharmácia dos Ferroviários

Ocorreu na manhã de hoje (12), a assinatura do contrato que permite o começo da restauração da Pharmácia dos Ferroviários, que fica ao lado do Museu Nice A. Schüller. O dinheiro para a reforma partiu de uma emenda do já falecido deputado federal Adão Pretto (PT/RS). Ao todo, serão investidos R$ 100.000,00, com recursos do Ministério da Cultura. O município dará uma contrapartida de R$ 41.000,00. A assinatura do contrato ocorreu no gabinete do prefeito Percival de Oliveira. É mais um importante passo do nosso trabalho na restauração da história e cultura do município, frisa o chefe do Executivo.

Segundo o secretário municipal de Educação e Cultura, Renato Kranz, o espaço servirá para abrigar o arquivo histórico. Ali estará toda a história de Montenegro e região, afirma. Existe uma estimativa de que 70 mil imagens sejam armazenadas no novo arquivo, que está sendo digitalizado. Cerca de mil fotos já foram digitalizadas. No projeto da restauração do prédio está previsto uma sala com computadores para que o visitante tenha acesso às imagens. Temos documentos muito importantes, ressalta a diretora do Patrimônio Histórico, Rosane Brochier Nicoli.

Os serviços serão executados pela Empreiteira Schütz e deve ser realizada em 180 dias a partir do recebimento da ordem de início da obra, que deve ocorrer nos próximos dias. Também estiveram presentes na solenidade, o filho do falecido deputado Adão Pretto, Edgar Pretto, o representante da ONG Instituto Cidadania 15 de Outubro, Marcelo Azevedo, o vereador Marcos Gehlen, o Tuco, o diretor de Cultura, Edson Maciel, a presidente da Comissão de Acervo do Museu, Sondi Lutz, e o um dos autores do projeto Kerwin Astor Weizenmann.