Na sessão em Bom Jardim, Vereadores de Montenegro votarão recursos para prosseguir a macrodrenagem




Nesta quinta (18), a Câmara de Vereadores irá ao interior do município pela primeira vez este ano. Estará na localidade de Bom Jardim, no Ginásio Poliesportivo Adelmo Antônio Machado. Alteração na lei sobre as sessões no interior fará com que os trabalhos iniciem uma hora mais tarde, ou seja, oito de noite. Como de costume, a comunidade terá direito a apresentar suas reivindicações. Após, os Vereadores irão apreciar dois projetos de lei oriundos da Prefeitura

O primeiro solicita autorização para incluir ação na LDO 2010 e abrir crédito especial de um milhão 437 mil reais, para a macrodrenagem do Arroio Montenegro. A obra, em fase final, está sendo feita na Rua Capitão Porfírio, no trecho entre a Rua Santos Dumont até o final da Rua José Luiz, em uma extensão de 1.064 metros.

Chamado pela Comissão Geral de Pareceres (CGP) da Câmara de Vereadores, o Vice-Prefeito Marcos Griebeler (PP), acompanhado de diversos técnicos, justificou que os recursos estão sendo solicitados para o pagamento de novos serviços e de um aditivo. Declarou aos Vereadores que a obra foi paralisada por falta de condições econômicas da empreiteira em bancar os serviços adicionais.

A Secretária da Fazenda Ilse Joner prontamente justificou que não houve falta de pagamento da Prefeitura pelos serviços medidos e realizados. Segundo ela, não foram quitados trabalhos adicionais, como a colocação de aterro.

Os vereadores deixaram claro que não têm nenhuma responsabilidade pela paralisação da obra. O projeto foi enviado à Câmara no final de fevereiro, mas prudentemente, por se tratar de verbas públicas e pelo alto valor do crédito especial, buscaram maiores explicações antes de votar.

O Vice-Prefeito, em sintonia com a assessora Fernanda Duarte, argumentou que a verba de um milhão 437 mil reais é uma sobra do empréstimo contratado pela Prefeitura na Caixa Econômica Federal, que somente poderá ser utilizado na macrodrenagem do Arroio Montenegro.

Segundo Fernanda, parte deste valor serão para o pagamento dos serviços adicionais prestados pela empreiteira como a construção de 22 poços de visita, aterro e ainda inclusão de microdrenagem nas ruas Capitão Cruz e Buarque de Macedo. Fernanda explica que será canalizado o Arroio na área dos trilhos situada entre as Ruas Capitão Porfírio e Capitão Cruz. Já na Buarque de Macedo o projeto prevê a construção de nova rede nos dois lados da rua e a colocação de boca de lobo no trecho entre a Pracinha dos Ferroviários e o Espaço Vida Unimed.

Por último, a equipe da Prefeitura assegurou que no máximo até 15 de maio toda a macrodrenagem do Arroio Montenegro estará concluída. Mesmo ainda tendo dúvidas quanto a necessidade de verbas para obras e serviços adicionais, os componentes da CGP votaram o projeto, aprovando-o por unanimidade, para que possa haver a retomada dos trabalhos. Esta votação deverá ser repetida em plenário.

Abono aos Agentes de Saúde

A segunda matéria em votação trata da concessão de abono salarial aos Agentes Comunitários de Saúde vinculados à equipe do Programa de Saúde da Família (PSF). Os R$ 465,00 a serem pagos a cada agente provém de recursos do Governo do Estado.