Município de Montenegro divulga postos de vacinação contra a Gripe A


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que a partir do dia 08 de março começa a vacinação contra a Gripe A (H1N1). Ontem (04), as equipes da SMS participaram de uma capacitação na 2º Coordenadoria de Saúde do Estado, em Porto Alegre. A vacinação será feita em cinco etapas e será realizada em todo o Brasil. Pedimos que quem vá realizar a vacina, traga o cartão de vacinação junto”, lembra a enfermeira Beata Both. Ela diz que o cartão pode conter o registro de outra vacina. Ter o cartão de vacinação em mãos agiliza o processo, afirma Beata.

A primeira etapa, que vai de 08 a 19 de março, tem como grupo prioritário trabalhadores da rede de atenção à saúde e profissionais envolvidos na resposta à pandemia. Entre os dias 22 de março e 02 de abril, serão vacinados doentes crônicos (idosos com doenças crônicas serão vacinadas em data diferente, durante a campanha anual de vacinação contra a gripe sazonal), gestantes (mulheres que engravidarem após esta data poderão ser vacinadas nas demais etapas da campanha) e crianças de seis meses e menores de dois anos.

Já na terceira etapa, que será realizada entre os dias 05 e 23 de abril, a população entre 20 e 29 anos deve ser vacinada. Após, na quarta etapa, haverá a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, onde pessoas com mais de 60 anos serão vacinadas contra a gripe comum. Aqueles com doenças crônicas também serão vacinados contra a gripe pandêmica. A Campanha Nacional de Vacinação do Idoso deve ocorrer entre os dias 24 de abril e 07 de maio. Na quinta etapa, a população de 30 a 39 será vacinada entre os dias 10 e 21 de maio.

Veja abaixo onde serão realizadas as vacinações em Montenegro:

SMS (Assistência) manhã das 8h às 12h, tarde das 13h às 16h30.
Posto de Assistência Médica (Antigo INSS) manhã das 8h às 12h, tarde 13h às 16h30.
Estratégia de Saúde da Família (ESF) da Esperança na tarde das 13h às 16h30.
ESF do Industrial (ao lado da delegacia) na tarde das 13h às 16h30.
ESF da Germano Henke (Promorar) na tarde das 13h às 16h30.

Maiores informações sobre a gripe A (H1N1) e a campanha do Ministério da Saúde podem ser encontradas nos site do ministério, www.saude.gov.br.