Montenegro e Pareci Novo recebem projetos socioambientais


Na primeira etapa o Programa Socioambiental, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, deverá repassar mais de um milhão de reais para 24 projetos aprovados. Montenegro e Pareci Novo, através da Cooperativa dos Citricultores do Vale do Caí e da Associação do Despique Alto, deverão receber verbas do Estado para ações na área de Meio Ambiente.

O presidente da Câmara de Vereadores José Alfredo Schmitz (PPS), o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Carlos Einar de Mello - Naná (PP) e o Prefeito de Pareci Novo Oregino Francisco (PDT) participaram da solenidade de anúncio dos projetos contemplados, realizada terça-feira no auditório da Secretaria, em Porto Alegre.

Schmitz, que juntamente com a Cooperativa de Citricultores, trabalhou para a obtenção destes recursos destacou sua importância na qualificação das ações em meio-ambiente.

O projeto da cooperativa foi contemplado com 150 mil reais. Servirá para implantar reatores biológicos visando o tratamento de resíduos agroindustriais e dejetos de suínos no Vale do Caí. Já o enfoque de Pareci Novo será a saúde ambiental na área rural, com o desenvolvimento de um sistema de tratamento de dejetos de suínos. Estes 150 mil reais serão fundamentais para a associação poder executar o projeto, comemora Oregino.

Durante a solenidade, o Secretário e Deputado Estadual Berfran Rosado revelou que o Governo já investiu em torno de 16 milhões de reais desde 2009, na área florestal. Berfran também reforça o importante papel da sociedade na área ambiental. Por último, fez elogios à agilidade dos participantes na apresentação dos projetos, citando o quanto foi difícil para a comissão escolher os contemplados.

Fogo controlado na plantação de acácia

Ainda durante a audiência com o Secretário, a comitiva de Montenegro e Pareci Novo recebeu cópia da Portaria nº 013, de 23 de março, que dispõe sobre critérios e normas para uso de fogo controlado como medida fitossanitária de controle do “Cascudo Serrador da Acácia Negra”.

Schmitz, Naná e Oregino receberam a notícia com entusiasmo, pois a região é grande produtora de acácia negra. O uso de fogo controlado deverá ser comunicado previamente às Secretarias Municipais de Agricultura, estando o produtor sujeito a multa por queimada descontrolada, fora dos limites estabelecidos. A portaria traz todo o regramento necessário para a realização da queimada.