Mais recursos para a Transcitrus



Ministro garante mais recursos para a Transcitrus

O Ministro do Turismo, Luiz Eduardo Pereira Barreto Filho garantiu a continuidade de recursos para o projeto da Transcitrus - Rodovia Caminho dos Vales. Ele assumiu o compromisso juntamente com os prefeitos da região, em audiência na tarde de segunda-feira (1º/03) em Brasília. Queremos garantir a continuidade da obra, pois ela é muito importante, destacou Barreto Filho. Ele não informou os valores que serão liberados, pois o Ministério está em fase de adequação de orçamento para este ano. Teremos um valor certo somente no mês de maio, mais com certeza iremos priorizar a Transcitrus, disse. De acordo com o Ministro, desta vez Montenegro irá receber recursos para atender a região de Campo do Meio e Santos Reis.

Montenegro é a cidade pólo da região, frisou o prefeito Percival de Oliveira. Além disso, somos o maior produtor de frutas cítricas do Estado, defendeu o chefe do Executivo. A importância da inclusão de Montenegro no projeto também foi defendida pelo presidente da Câmara de Vereadores, José Alfredo Schimitz. 80% da produção cítrica passa por aquela região, afirmou. A intenção é unir a Transcitrus com a rota Sabores e Saberes.

A reunião foi agendada pelo Deputado Federal Marco Maio (PT-RS), que acompanhou a liberação de R$ 5 milhões pelo Ministério no ano passado. De acordo com a coordenadora do projeto, Kellen Mattos de Almeida, faltam R$ 21 milhões para concluir toda a rodovia. A intenção é de que a obra esteja totalmente concluída no próximo ano. Também participaram da audiência os prefeitos: Anildo Petry (São José do Sul), Ari Jorge Kerber (Brochier), Ricardo Flach (Poço das Antas), Oregino Francisco (Pareci Novo), Marcos Gehlen, o Tuco, o Deputado Estadual Fabiano Pereira.

Importância para a região

O projeto da Transcitrus liga a Serra Gaúcha ao Vale do Taquari, passando pelo Vale do Caí, integrando os municípios de Montenegro, Brochier, Maratá, Pareci Novo, Poço das Antas e São José do Sul. Com o asfaltamento das estradas, se beneficiam o turismo e atividades como a citricultura e a avicultura.

No total, o projeto representa cerca de 49 quilômetros de extensão, incluindo os 13 quilômetros que correspondem à região de Campo do Meio e Santos Reis, em Montenegro.