HOMENAGEM ÀS MULHERES E APROVAÇÃO DE NOVOS CARGOS PARA O CAPS MONTENEGRO


HOMENAGEM ÀS MULHERES E APROVAÇÃO DE NOVOS CARGOS PARA O CAPS
Os trabalhos da Câmara de Vereadores quinta-feira (25) iniciaram com a Sessão Comemorativa alusiva ao Dia Internacional da Mulher. Requerida pelas Vereadoras Iria Camargo (PPS) e Rosemari Almeida (PP), homenageou Gislene Orth e Maria Helena Zimmer. A Vereadora Iria fez o discurso em nome do Legislativo. A seguir ocorreu a apresentação musical de Celiza Metz, ao teclado, e do vocalista Sílvio Fornari. Posteriormente, a Vereadora Rose também se manifestou em homenagem às mulheres.

A sessão culminou com a entrega de flores às homenageadas Gislene e Maria Helena, e com os Vereadores oferecendo uma rosa às demais mulheres presentes no plenário. Após, ocorreu a Sessão Ordinária, na qual foi aprovado por dez votos, ou seja, por todos os Vereadores, o projeto do Executivo criando três cargos: Enfermeiro, Técnico de Enfermagem e Psicólogo, para suprir as necessidades de pessoal do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS I.

O Centro é um serviço de saúde mental aberto e comunitário do Sistema Único de Saúde. Sua principal função é se constituir como um lugar de referência e tratamento para pessoas que sofrem de transtornos mentais, cuja severidade e/ou persistência demandem sua inclusão num dispositivo de cuidado intensivo.

O Prefeito ainda justifica que a criação destes cargos, para posterior contratação desses profissionais é de fundamental importância para a qualificação dos serviços prestados no CAPS I. O Governo Federal emitiu Portaria exigindo que os Centros prestem atendimento ininterrupto das 8h às 18h, sem fechar ao meio-dia, o que só é possível com a contratação de mais profissionais, salienta Percival de Oliveira.

Ainda conforme o Chefe do Executivo, atualmente o cargo de Enfermeiro é preenchido por um profissional contratado temporariamente, que deverá ser substituído pela nomeação por concurso público, já realizado também para os dois outros cargos (Técnico de Enfermagem e Psicólogo).