Foi entregue na SMSAS/MONTENEGRO, oito bicicletas para o Programa Primeira Infância Melhor (PIM)



PIM recebe bicicletas do Estado

Foi entregue na Secretaria Municipal da Saúde e Ação Social (SMSAS), oito bicicletas para as visitadoras do Programa Primeira Infância Melhor (PIM). As bicicletas foram doadas pelo Estado e serão utilizadas pelas agentes do PIM para se locomoverem até as famílias que são atendidas.

Implantado em 2004 no município, o PIM, que é um programa do governo estadual, atende um total de 200 famílias. Cada agente atende 25 famílias. Logo vamos aumentar nosso número de oito para 13, e depois para 15 agentes, afirma a coordenadora técnica do PIM, Maria Eloísa Garcia Rodrigues. Com a ampliação do número de agentes, as famílias atendidas devem passar de 200 para 325. Atualmente o programa abrange famílias dos bairros Aeroclube, SENAI, Industrial e Muda Boi. Com o aumento de agentes, as famílias dos bairros Zootécnica, Bela Vista e Estação também devem receber atendimentos.

Este é um projeto maravilhoso. Todas as visitadoras são professoras e criam o próprio material que utilizam, afirma a secretária municipal de Saúde, Ana Maria Rodrigues. Ana também cita o lema do programa: o que você faz pelo seu filho agora vale para toda vida. As agentes do PIM trabalham com crianças de zero a seis anos e com gestantes de famílias carentes. O início foi complicado, mas o trabalho é gratificante, afirmou uma das agentes.

Segundo o vice-prefeito, Marcos Griebeler, o trabalho das agentes é muito bonito. É uma pequena semente que estamos plantando. Daqui a 15 anos essas crianças vão mudar a cidade, afirmou. O PIM de Montenegro recebe recursos da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) e da SMSAS. Nesta quarta-feira, a secretária de Saúde e sua equipe estarão em Salvador do Sul para dar uma capacitação ao PIM daquele município.