Ecocitrus inaugura fábrica de óleo essencial em Montenegro



Ecocitrus inaugura fábrica de óleo essencial

A Cooperativa dos Citricultores Ecológicos do Vale do Caí (Ecocitrus) inaugurou, na tarde de ontem (25), sua fábrica de óleos essenciais. A iniciativa é a primeira etapa para um projeto de criação da planta de uma processadora do Vale do Caí. A segunda fase será a implantação da empresa de suco integral (NFC). O óleo essencial é extraído das mandarinas, primeiras bergamotas de cada temporada, ainda verdes e pequenas. Elas são colhidas bem cedo, no chamado raleio, e antes eram aproveitadas. O material extraído é usado na indústria de cosméticos, alimentícia e de refrigerantes.

A inauguração da fábrica de óleos essenciais representa uma nova fase para a Ecocitrus, ressaltou o presidente da cooperativa, Ernesto Kasper. Ele também destacou a importância dos agricultores organizados na formação da cooperativa, lembrando a luta e a trajetória para alcançar os objetivos traçados. Para o chefe de gabinete da Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento, Paulo Lipp, a Ecocitrus representa um ganho para a citricultura no Vale do Caí, graças ao associativismo dos produtores.

Em seu discurso, o prefeito Percival de Oliveira lembrou que Montenegro é o maior produtor de frutas cítricas da região e que este ano, se comemora os 70 anos de descoberta da Bergamota Montenegrina. Ele também saudou a nova iniciativa da cooperativa. É uma ação que irá beneficiar os produtores da região, disse. É uma aposta no conceito de economia sustentável, garantindo e preservando o meio ambiente, com mais um produto ecologicamente correto e natural, finalizou.

A fábrica de óleos está localizada junto à atual estrutura da entidade, na localidade de Potreiro Grande. A Ecocitrus investiu 1 milhão de Reais nessa etapa. Ao todo, o projeto da planta processadora custará 4 milhões. Também estavam presentes no evento o delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Nilton Pinho de Bem, o Deputado Federal Renato Molling (PP-RS) e o prefeito de São José do Sul, Arnildo Petry.