Câmara vota projeto para CAPS MONTENEGRO receber mais três profissionais


Aprovado por unanimidade terça (23) na Comissão Geral de Pareceres da Câmara de Vereadores projeto do Executivo criando três cargos: Enfermeiro, Técnico de Enfermagem e Psicólogo. Segundo o Prefeito Percival de Oliveira (PMDB), na Mensagem Justificativa, irão suprir as necessidades de pessoal do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS I.

O Centro é um serviço de saúde mental aberto e comunitário do Sistema Único de Saúde. Segundo a coordenadora, enfermeira Iara Margit Goerck em Montenegro, o CAPS funciona desde 2007, na Rua Apolinário de Moraes, atendendo em media 120 pessoas por mês. Sua principal função é se constituir como um lugar de referência e tratamento para pessoas que sofrem de transtornos mentais, cuja severidade e/ou persistência demandem sua inclusão num dispositivo de cuidado intensivo.

Durante a participação na CGP, a Secretária da Saúde, Ana Maria Rodrigues defendeu a criação dos cargos, alegando a necessidade destes profissionais para manter o atendimento e ainda com o incremento de mais um ou dois profissionais será possível ampliar o horário de atendimento. Ela explicou que atualmente o atendimento acontece até ás 16 horas e a exigência do Governo Federal emitiu Portaria exigindo que os Centros prestem atendimento ininterrupto das 8h às 18h, sem fechar ao meio-dia. Outro ponto questionado pelos vereadores, foi com relação a legalidade do CAPS e a secretária foi taxativa ao dizer que está tudo dentro da normalidade, o que pode ser feito é uma lei municipal específica.A matéria segue agora para votação em plenário, na sessão desta quinta-feira. Será votado também o projeto que trata da mudança no sistema de insalubridade no quadro de servidores municipais.

Sessão Comemorativa

Ainda na quinta-feira, na abertura dos trabalhos será realizada a Sessão Comemorativa, alusiva ao Dia Internacional da Mulher, 08 de Março.