Câmara de Montenegro Vai aos Bairros: Comunidade do Ferroviário cobra fim dos alagamentos



Grande número de moradores do Bairro Ferroviário participou da reunião do ‘Câmara Vai aos Bairros’. A primeira edição deste ano, quarta à noite, na Estação da Cultura apontou a necessidade de soluções imediatas para o fim dos alagamentos no bairro.

Em nome da comunidade, Gelson Alves apresentou as solicitações dos moradores. A reivindicação número um foi o fim dos alagamentos. As ruas e pátios ficam alagados mesmo quando as chuvas são de pouco volume, causando transtornos.

Dentre as solicitações constou ainda a limpeza das ruas, construção de um ginásio poliesportivo, retirada do lixo acumulado próximo a creche e ainda implantação de uma unidade do programa Estratégia de Saúde da Família. Por último, Gelson Alves destacou a necessidade de serem retomadas as discussões sobre a construção de um Canal Extravasor no Rio Caí.

Todos os pronunciamentos individuais reforçaram o pedido de solução para o problema das cheias. Em dias de chuva, tenho que rezar para a água não entrar debaixo da minha cama reclamou, de maneira humorada, a moradora Maria Schneider, de 79 anos, dona de um armazém na Rua 15 de Novembro.

O Vice-Presidente Vereador Roberto Braatz (PDT) dirigiu a reunião porque o Presidente da Câmara chegou de Brasília quando os trabalhos estavam em andamento. Ele reforçou a importância da mobilização da comunidade: a Secretária Geral está tomando nota de todas as solicitações, que serão oficializadas ao Prefeito, anunciou Braatz.

Participando como convidado e escutando atentamente os pronunciamentos, o Vice-Prefeito Marcos Griebeler (PP) estava acompanhado dos titulares das Secretarias Geral, Administração, Obras Públicas, Viação e Serviços Urbanos e Agricultura e Meio-Ambiente. Griebeler foi transparente em dizer que as pessoas estão com razão de reclamar dos alagamentos. Porém, não prometeu solução imediata. Estamos montando uma nova estrutura na Prefeitura, para tratar de consertos em bueiros e limpezas.

O Vice-Prefeito anunciou que haverá desassoreamento da rede de esgotos do Bairro, o que deve facilitar o escoamento da água. Quanto à limpeza das ruas, Griebeler salientou que a Prefeitura está comprando uma nova máquina, que usa fogo em sua operação. Ela acelera e melhora a qualidade dos trabalhos, explicou.

No final da reunião, a Câmara recebeu uma lembrança confeccionada por artesãs do bairro.