SMAM MONTENEGRO e DEFAP/RS avaliam questão do Arroio da Cria



Funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAM) e um técnico do Departamento de Floresta e Áreas Protegidas do Estado (DEFAP) estiveram reunidos na tarde da última sexta-feira (05), para realizar uma vistoria no Arroio da Cria, no Bairro Aeroclube. Em alguns pontos, o arroio está obstruído e fora do seu leito normal. As mudanças no curso da água acabaram atrapalhando a vida dos moradores da região, que têm suas casas ou terrenos invadidos pela água. O diretor de Meio Ambiente, Adair José da Silva, o Dadá, o agente fiscal ambiental, Renan Pires e o técnico do DEFAP, Edson Luiz de Oliveira, estiveram no local para averiguar a situação.

Segundo Dadá, a questão é muito complexa, o que acaba dificultando a desobstrução do arroio. O técnico do DEFAP afirma que limpeza não pode ser feita em apenas um ponto. “Não podemos beneficiar somente uma pessoa. Temos que encontrar outros pontos com o mesmo problema”, explica. Ele afirmou ainda que para a desobstrução do Arroio da Cria ser realizada é necessário que os moradores das zonas ribeirinhas assinem um abaixo assinado, concordando com a realização da obra.

O principal problema seria a concordância da solicitação por parte do Estado, que possui terras próximas ao arroio. “A liberação do Estado pode demorar”, disse Oliveira. O presidente da Câmara de Vereadores, José Alfredo Schmitz, também esteve no local.