SAÚDE NA MODULADA DE PESQUEIRO E EQUIPAMENTO DO CRAS


Dois créditos especiais de mesmo valor, cinco mil reais, serão votados pelos Vereadores na sessão desta quinta (18) da Câmara Municipal. Os projetos são de autoria do Executivo Municipal. Um deles solicita que os Vereadores o autorizem a custear ações de saúde realizadas junto à Penitenciária Modulada de Pesqueiro. Os recursos, segundo a Mensagem Justificativa assinada pelo Prefeito Percival de Oliveira (PMDB), serão investidos principalmente na contratação de pessoal médico e de enfermagem.

Ainda segundo a Mensagem, em dezembro de 2008 o Município aderiu ao Programa Saúde Prisional, e desde então recebe recursos da União e do Estado para custeio de ações de saúde realizadas junto à Modulada. Conforme o Prefeito, o governo federal envia trimestralmente ao Programa um kit de medicamentos, mas existe a necessidade de comprar alguns itens que não fazem parte deste kit, -o que gerou a necessidade de criarmos uma dotação orçamentária para podermos adquirir estes medicamentos através do Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Caí.
MATERIAIS PARA O CRAS
O segundo crédito especial de cinco mil reais que será votado pelos Vereadores será para aquisição de material permanente para o projeto Ação Sócio Educativa em Meio Aberto (Asema), desenvolvido pelo Centro de Referência em Assistência Social. Com isso, segundo o Prefeito Percival de Oliveira, o prédio que abriga o CRAS será equipado, proporcionando as condições mínimas necessárias para atender bem o público alvo, que são as famílias, crianças e adolescentes com vulnerabilidade social dos bairros Cinco de Maio - Travessa José Pedro Steigleder -, Bela Vista, SENAI e Industrial.

Os materiais a serem adquiridos servirão para estruturar o espaço físico do CRAS, possibilitando a conservação dos gêneros alimentícios utilizados para o preparo da alimentação a ser oferecida às crianças e adolescentes, bem como às famílias que participam do projeto Asema.

Os dois projetos foram aprovados por unanimidade pela Comissão Geral de Pareceres da Câmara de Vereadores que, excepcionalmente, se reuniu na manhã desta Quarta-Feira de Cinzas.