Prefeitura Municipal de Montenegro busca recursos e melhorias para Aeródromo




O prefeito Percival de Oliveira participou de um encontro, na tarde de ontem (04), com o diretor do Departamento Aeroportuário (DAP), Fernando Magalhães Coronel, buscando melhorias para o Aeródromo Municipal. De acordo com o presidente do Aeroclube Montenegro, Carlos Eduardo Müller, o Cadú, a intenção é melhorar a infraestrutura do lugar, transformando o local em opção alternativa para turistas, empresários e para a segurança pública. “A Brigada Militar também poderá aproveitar o espaço para suas aeronaves”, destacou.

Segundo o diretor do DAP, o Aeródromo poderá ser beneficiado com o Programa de Desenvolvimento da Malha Aeroportuária do Rio Grande do Sul (PROAR/RS), executado pela Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEINFRA). O programa foi desenvolvido para melhorar e integrar a rede estadual de aeroportos. “Com isso, será possível mapear aeroportos visando um melhor aproveitamento e otimização da estrutura existente”, informou Coronel. Durante o encontro, Cadú apresentou um projeto, elaborado pelo DAP em 2002, contendo estudos preliminares para o local.

Na próxima semana, será encaminhado uma cópia deste projeto, com sugestões de melhoramento. Em seguida, um engenheiro do departamento visitará o Aeródromo para auxiliar na elaboração de um novo projeto para tentar captar verba do orçamento da União, através do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (PROFAA), na ordem de 1 milhão de Reais. Com o recurso, será possível a instalação de uma sala de embarque, realizar a drenagem e reforma da pista de pouso e decolagem e demais melhoramentos.

Recentemente o Governo do Estado liberou parte dos R$ 53.000,00, aprovados na Consulta Popular de 2003, o que permitirá a realização de obras de acesso ao local e outras melhorias. O chefe do Executivo destacou a importância e a necessidade dos investimentos no Aeródromo. “É uma oportunidade para o município e a região”, finalizou.

Saiba mais sobre o PROAR/RS:

O PROAR/RS tem orçamento estimado em R$ 245,43 milhões para investimentos em aeroportos de 2009 a 2019 e para melhoria da infraestrutura aeroportuária e da mobilidade de carga, além de outros impactos sociais e econômicos.