Início das obras de ginásio do PPV no Bairro Senai-Montenegro



Estado autoriza início das obras de ginásio do PPV no Bairro Senai

O Governo do Estado deu início às obras de sete dos 14 complexos esportivos integrantes do Programa de Prevenção à Violência (PPV). Na manhã desta terça-feira (09), em cerimônia realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Esperança, foi a vez de Montenegro ser autorizada a iniciar os trabalhos. A quadra coberta será erguida numa área total de 955,90 m² e contará com arquibancadas, quatro salas de atividades múltiplas, palco, sanitários e vestiários, que estarão disponíveis integralmente à comunidade, inclusive nos finais de semana, num investimento de R$ 549.993,95. Como contrapartida, a Administração Municipal providenciou o terreno com a infra-estrutura necessária. O prazo de conclusão da obra é de 120 dias.

Em seu discurso, o chefe do Executivo destacou a importância de Montenegro ter aderido ao PPV. “Com a prevenção, impedimos que nossas crianças venham a se tornar jovens e adultos deliquentes”, afirmou. “Ela deve começar desde a infância, em casa, nas escolas e nas comunidades”, lembrou.

Para o secretário estadual da Saúde, Osmar Terra, a construção dos ginásios nas comunidades, significa uma nova e importante forma de enfrentar a questão da violência no Estado. “Violência não se resolve somente com repressão. É preciso envolver as famílias no processo”, justificou.

“Temos que trabalhar com a inclusão das crianças e jovens”, lembrou o secretário estadual de Obras Públicas, José Carlos Breda. “É preciso dar oportunidades para os jovens construírem seu próprio futuro”, disse. “O ginásio que será construído neste bairro estará a disposição de todas as comunidades para suas atividades e ações”, finalizou.

Além de Montenegro, também foram contemplados os municípios de Esteio, Canoas, Alvorada, Novo Hamburgo, Rio Grande, Pelotas, Santa Cruz, Torres, Porto Alegre, Caxias do Sul, Santo Ângelo, São Luiz Gonzaga e Passo Fundo.

Programa de Prevenção à Violência

O projeto do PPV beneficia bairros carentes das cidades contempladas, por apresentarem altos índices de violência, e busca integrar jovens das comunidades em projetos socioeducativos e culturais, através da prática de esportes, aliada às melhorias das estruturas de lazer, saúde e segurança. Através dessa política pública, com gestão integrada e articulada, principalmente com os municípios, e ainda focalizada nas comunidades de maior risco, o Estado pretende contribuir para a redução dos índices de violência.