ESCOLA COMUNITÁRIA SÃO JOSÉ



Cedência de professores e reorganização do Fumrebom serão votados quinta na Câmara

Na próxima sessão da Câmara de Vereadores, às 19h desta quinta-feira (25) será votado o projeto que permite à Prefeitura ceder quatro professores a Escola Comunitária São José e também o que reorganiza o Fundo Municipal de Reequipamento de Bombeiros (FUMREBOM).

Ambos foram discutidos terça-feira pela Comissão Geral de Pareceres (CGP), com a participação de convidados. O primeiro dispõe que o Município deva receber dezesseis bolsas com isenção total de pagamento para alunos carentes, como contrapartida pela cedência de professores à Escola Comunitária São José, e vinte e quatro com pagamento que não poderá exceder cinquenta por cento do valor da mensalidade.

Na CGP, o Secretário de Educação e Cultura Renato Kranz explicou que o processo de retirada dos professores será concluído em 2013, quando todos os profissionais deverão retornar para a rede municipal. Kranz comentou que a ideia inicial seria retirar todos já este ano, pois a parceria não vem sendo favorável ao Município

“Com o retorno destes professores ao quadro poderemos atender mais duzentos alunos. Desta forma, é possível receber mais recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB)”. O Secretário afirmou não ser contrário à escola particular, mas quem nela estuda deve pagar por isso. “A Prefeitura vem acumulando prejuízos com o empréstimo de profissionais ao São José”.

Questionada pelos vereadores quanto aos critérios de avaliação dos estudantes, a Diretora do Departamento de Educação da SMEC, Claudete Cecília Heberle informou que a escola fez a pré-seleção e ela apenas conferiu os dados apresentados pelos alunos beneficiados. Prestados os esclarecimentos, os vereadores aprovaram os dois projetos por unanimidade na CGP.
REDUÇÃO DE PROFESSORES

2010 - 4 professores

2011 - 3 professores

2012 - 2 professores

2013 - 1 professor