"taxa Google"

da France Presse, em Paris
A proposta de uma comissão, encarregada pelo governo francês de criar uma "taxa Google" sobre a renda publicitária online para aumentar a remuneração de jornais, portais de cultura e artistas na internet, gerou polêmica nesta quinta-feira (7).

A chamada "missão Zelnik" entregou nesta quarta-feira ao ministro francês da Cultura, Frederic Miterrand, uma série de iniciativas para melhorar a oferta legal de bens culturais na internet e a remuneração dos criadores.

Entre as 22 propostas apresentadas, as que provocaram reações enérgicas por parte dos industriais da internet são relativas à parte financeira.

A comissão sugere a cobrança de uma taxa sobre a renda publicitária on-line para financiar suas iniciativas, cujo custo seria de 50 bilhões de euros (cerca de US$ 70 bilhões) em 2010, e de 35 a 40 bilhões de euros anuais em 2011 e 2012.

Há alguns meses, os portais virtuais de cultura e notícias se queixam do fato de que sites de busca como o Google ficam com a maior parte dos recursos publicitários utilizando um conteúdo que não produziram, sem oferecer nenhuma contrapartida.

A "taxa Google", como a apelidou o ex-ministro da Cultura Jacques Toubon, que integra a comissão do governo, seria aplicada apenas a grandes grupos como "Google, Microsoft, AOL, Yahoo! e Facebook", segundo o relatório.

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