Pesquisa para melhorar o transporte público na cidade de Montenegro - RS



Apresentado projeto funcional do Terminal Rodoviário

O projeto funcional do futuro Terminal Rodoviário, que será construído no local do antigo Almoxarifado da Prefeitura, foi apresentado ao prefeito Percival de Oliveira na manhã desta sexta-feira (15). O projeto prevê a distribuição das plataformas dos ônibus, com possíveis sugestões de fluxo dos veículos. De acordo com a arquiteta Ida Bianchi, da empresa Pró-Cidades, responsável pelo Plano de Mobilidade Urbana na cidade, o local também contará com um guichê para atendimento ao público, um vestiário com chuveiro para os motoristas, além de banheiros com fraldário. "O segundo andar será destinado para a Diretoria de Trânsito do município", informou.

Com o término da parte funcional, começará a ser desenvolvido a parte de arquitetura. O passo seguinte será a concepção dos projetos complementares, abrangendo questões estruturais, hidráulica, elétrica e de fundação. O secretário municipal de Obras Públicas, Ricardo Senger, lembrou que por se tratar de um projeto funcional, ainda não é possível prever o valor final da obra. "Os técnicos da SMOP trabalharão em conjunto para a finalização dos trabalhos", disse.

Para o gerente operacional da Viação Montenegro (VIMSA), Julio Hoerlle, a estrutura do novo Terminal será concebida para facilitar a manutenção dos veículos. "Vai promover uma melhor integração das linhas de ônibus, além de um maior aproveitamento da infraestrutura da frota", declarou. Com o projeto finalizado, será possível a captação de recursos federais para dar início a construção.
Pesquisa para melhorar o transporte público na cidade

O primeiro passo para o Plano de Mobilidade Urbana iniciou nesta semana, com uma pesquisa nas linhas de ônibus na cidade, com o objetivo de melhorar o transporte público. Na primeira fase da pesquisa, será observado o deslocamento pontual, como entrada e saída dos passageiros dos ônibus. "Isso permitirá definir quais as reais demandas da população", frisou Ida. Em março será realizada uma pesquisa de origem e destino dos passageiros. "Os usuários responderão um questionário sobre o que pensam do transporte coletivo em Montenegro", finalizou.

O Plano de Mobilidade, iniciado pela Administração Municipal, irá fornecer um diagnóstico das obras que precisam ser feitas para melhorar a mobilidade urbana no município, como construção de ciclovias, espaço para caminhadas e revitalização de calçadas, por exemplo.