Mensalidade escolar sobe acima da inflação


Projeção da FGV indica que o aumento das mensalidades escolares em 2010 deve ser o mais elevado dos últimos seis anos
Pesquisa preliminar dos preços das mensalidades escolares na primeira semana de janeiro apontou reajustes que variaram entre 5% e 18% no país, apresentando aumento médio de 7%. O levantamento foi feito pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getulio Vargas (FGV) em sete capitais, incluindo Porto Alegre.

Se a pesquisa, que termina no final de janeiro, confirmar o reajuste médio de 7%, o aumento real em 2010 será de 2,93% para as mensalidades escolares. A inflação de 2009, segundo o IPC/FGV, chegou a 3,95%. Projeção da FGV indica que o aumento das mensalidades escolares em 2010 deve ser o mais elevado dos últimos seis anos.

Conforme a FGV, o reajuste de mensalidades escolares ocorre no primeiro mês do ano, e a magnitude do aumento é baseada no desempenho da inflação média do varejo no ano anterior. Para de 2010, a alta média de preço em cursos formais deve ficar acima das taxas anuais de inflação do ano passado.

– Com isso, podemos dizer que as escolas terão um ganho real acima da inflação – calcula André Braz, economista da FGV.

Ensino Fundamental é o que deve subir mais

Entre as quatro categorias pesquisadas pela fundação, o maior patamar de reajuste deverá ocorrer nas mensalidades de Ensino Fundamental, que podem subir em média 7,54% este ano, seguida de perto pelo aumento de 7,35% previsto para 2010 nos serviços de Ensino Médio. As mensalidades de pré-escola devem subir 6,67% este ano, enquanto os serviços de Ensino Superior podem contar com um reajuste de 4,05%, próximo à inflação média de 2009 no varejo.

Segundo os dados já coletados, o maiores reajustes médios foram constatados em Recife. O Ensino Fundamental teve reajuste de 10,82%.

Fonte: ZERO HORA.com