Giovani Cherini assume presidência da Assembleia RS.




Eleição respeita acordo firmado entre deputados
O deputado Giovani Cherini (PDT), 49 anos, assumiu na manhã de sábado (30) a presidência da Assembleia Legislativa.

Mahatma Gandhi, Elvis Presley e a governadora Yeda Crusius ganharam destaque no discurso de posse do deputado. Quase chorando, Cherini baseou seu pronunciamento em tradicionais pilares de sua trajetória política — o misticismo, o passado pobre e a posição agregadora.

O novo presidente da Assembleia promete amenizar os antagonismos entre oposição e situação em nome do desenvolvimento do Estado.

+ Se queremos progredir, não devemos repetir a história, mas criar uma história nova filosofou ele, citando Gandhi.

Ao fazer um balanço da própria vida, o parlamentar afirmou que assumir a liderança do Legislativo é "colocar a cereja nesse bolo de emoções":

+ Quando fui caminhoneiro, li que Elvis Presley também havia sido, antes de se tornar o Rei do Rock. Achei que eu também pudesse ser rei de alguma coisa.

Mais de uma vez, Cherini fez menção à governadora, que agora parece ganhar um aliado no comando da Casa. Ivar Pavan (PT), que passou o bastão para Cherini, aprovou em 2009 o prosseguimento do processo de impeachment contra Yeda.

A tucana retribuiu os afagos do novo presidente:

+ Nós temos com o deputado Cherini muita identidade. É um homem espiritualizado, que acredita na união entre as pessoas e que, durante todo esse governo, foi um promotor das principais propostas que trouxemos para a Assembleia.

Cherini é conhecido como campeão de projetos de lei. Apresentou 680 propostas em 15 anos, mas apenas 101 viraram leis estaduais — entre elas o Dia do Gremista e o Dia do Terapeuta Holístico, profissão com a qual ele tem intimidade. O deputado tem formação em reiki, neurolingüística, namastê, ontopsicologia, educação emocional e cibernética social.

Em seu quarto mandato, Cherini assume a presidência em busca da despedida: na eleição de outubro, buscará uma vaga na Câmara dos Deputados em Brasília.

A eleição de Cherini respeita um tradicional acordo firmado pelos deputados no início de cada legislatura. Conforme o combinado, as quatro maiores bancadas têm direito de exercer a presidência por um ano. Os demais partidos recebem cargos menores na mesa diretora e na presidência de comissões da Casa. Indicado pelos colegas do PDT, Cherini fecha o atual rodízio. Antes do pedetista, representantes das outras três bancadas de maior representação (PT, PMDB e PP) ocuparam a cadeira.

O deputado Ivar Pavan, que neste sábado entrega o cargo a Cherini, foi o primeiro petista a assumir a presidência com a aprovação dos colegas.

Nascido em 23 de junho de 1960, no então distrito de Soledade, atual município de Mormaço, Cherini ingressou na vida pública por meio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Soledade, que presidiu por seis anos. Antes disso, trabalhou em três cooperativas e na Federação das Cooperativas de Trigo e Soja (Fecotrigo). Filho de pequenos agricultores, fez curso superior em Tecnologia Agronômica, na Unijuí, e completou pós-graduações em Israel e na França.

Filiado ao PDT desde 1989, sofreu duas derrotas eleitorais antes de conquistar uma cadeira na Assembleia pela primeira vez em 1994.

Mesa Diretora 2010/2011

Presidente: Giovani Cherini (PDT)
1º vice-presidente: Marquinho Lang (DEM)
2º vice-presidente: Nelson Härter (PMDB)
1º secretário: Pedro Westphalen (PP)
2º secretário: Luis Augusto Lara (PTB)
3º secretário: Paulo Brum (PSDB)
4º secretário: Adão Villaverde (PT)
1º suplente de secretário: Raul Carrion (PC do B)
2º suplente de secretário: Heitor Schuch (PSB)
3º suplente de secretário: Luciano Azevedo (PPS)
4º suplente de secretário: Ciro Simoni (PDT)

O presidente do PDT de Montenegro, Vereador Roberto Braataz compareceu na Assembléia acompanhado do Ex-Presidente Gelson Alves, dos Membros do Ditetório Municipal do PDT, 0 ex-Candidato a Vereador "Balaca" e o Professor e Advogado Dr. Barreto.