BRASKEM COMPRA A PETROQUIIMICA QUATTOR




Compra da Quattor pela Braskem deve ser anunciada na segunda-feira

A Petrobras e a Odebrecht fixaram uma nova data para o anúncio da compra da Quattor. Ficou para a próxima segunda-feira.

As negociações, que se arrastam desde agosto e pareciam ter chegado a um ponto final no início desta semana, se alongaram um pouco mais do que o previsto por dificuldades de acordo em alguns poucos pontos – não passam de quatro – entre a Petrobras e a Odebrecht.

Na verdade, a questão central que está na mesa é a de quem vai dar as cartas na nova empresa.

Apesar de já ter sido acertado que a Odebrecht terá 51% do controle da Nova Braskem e a Petrobras 49%, a estatal quer ter o controle das decisões sobre diversas áreas da companhia, como a de compra e distribuição do produto.

Inicialmente, a Petrobras queria o controle, mas acabou concordando em ter 49% da empresa, e, nesse ponto, a ministra Dilma Rousseff teve papel importante.

A Petrobras também concordou que a presidência da companhia seja escolhida pela Odebrecht.

A Odebrecht, por sua vez, também aceitou que a Petrobras tenha poder de veto sobre as principais decisões da nova empresa.

O que os acionistas acham é que, no final de semana, deve se chegar a um acordo em relação a outros pontos e o negócio possa ser anunciado na segunda.

FONTE: ig.com.br