Última sessão da Câmara Municipal de Montenegro no interior este ano aprova contratos emergenciais na área da Saúde


Última sessão da Câmara no interior este ano aprova contratos emergenciais na área da Saúde

Dezenas de pessoas prestigiaram a última sessão da Câmara de Vereadores no interior em 2009, realizada quinta-feira à noite na Sociedade Santos Reis, na localidade de mesmo nome.

Representando a comunidade, Pedro Ulrich falou da fundação da Associação em 1993, e sobre as conquistas da comunidade, como telefonia Ruralcel e rede de dezesseis quilômetros de água encanada, atendendo mais de 160 famílias. Cobrou imediato convênio com a Prefeitura para ligar a rede de água no Posto de Saúde ao lado da Sociedade. “Por que o Posto de Saúde está demorando tanto para entrar em funcionamento, uma vez que já está pronto?”, questionou.

Reclamou ainda do estado das estradas e do atendimento aos produtores, relatando o caso de uma concessão de horas/máquina, que aguarda desde 2005 para ser contemplada. Reclamou do veto à emenda do vereador Carlos Einar de Mello (PP) – (Naná) destinado verbas para a rede trifásica, e do escasso orçamento da Secretaria da Agricultura para 2010, correspondendo a apenas um vírgula seis por cento do de toda a Prefeitura.

O Vice-Prefeito Marcos Griebeler (PP) destacou a prestação do serviço de transporte escolar, realizado pela Prefeitura. Explicou que ocorreram problemas quanto à contratação dos profissionais do posto de Estratégia de Saúde da Família (ESF). Sobre a Estrada Geral, o Vice-Prefeito observou que o problema vai acabar quando for concluída a Transcitrus, ligando os municípios do Vale do Caí, obra construída com recursos federais.

Durante a sessão houve a posse do suplente de vereador Ricardo Kraemer (PT), que assumiu a vaga do titular Laureno Renner (PSB), licenciado até 22 de dezembro.

Foi aprovado o projeto sobre o Consórcio Regional de Saúde e o que permite excepcionar a lei e assegurar a continuidade da contratação emergencial dos profissionais que trabalham nos programas da Dengue e da Estratégia de Saúde da Família (ESF), antigos Postos do Programa de Saúde da Família. Os vereadores aprovaram por unanimidade, destacando a importância do trabalho dos agentes de campo, médicos, odontólogos e enfermeiros que atuam no Programa.