Tremores de terra em Caxias do Sul


Moradores relatam tremores de terra em Caxias do Sul
Diversas ruas do bairro Jardim América foram atingidas

Moradores do bairro Jardim América, em Caxias do Sul, ligaram para a Brigada Militar (BM) na madrugada deste sábado relatando tremores de terra. Conforme os moradores, a terra tremeu várias vezes entre as 22h e as 6h. Nenhum estrago foi registrado.

Morador da Rua México, o tintureiro Gilmar Biegelmeyer, 48 anos, conta que acordou por volta das 23h com estrondos. Ele e a mulher, Margarete, 45, saíram para a rua, assim como a maioria dos vizinhos.

_ Foi apavorante. Nunca vi coisa igual. Não sei se foi terremoto, mas alguma coisa aconteceu _ relata Gilmar.

_ Parecia que estavam dando marretadas na casa _ complementa a mulher.

Na Rua Paraguai, a técnica de enfermagem Dione Debastiani se assustou.

_ Eu andava no chão e sentia tudo tremer nos meus pés. A cama balançou _ relata.

O comerciante Dionisio Oliveski, 45, que mora na Rua Uruguai, também sentiu os tremores. Os mais fortes, conforme ele, foram por volta da meia-noite.

_ Era um baque seco e forte. Foram uns 10 em sequência num intervalo de uns cinco minutos _ conta.

Os bombeiros estiveram no bairro no final da manhã. Eles ouviram os moradores e prometeram que passarão o caso para a Defesa Civil, que deve buscar com a prefeitura a contratação de um geólogo para avaliar o que pode ter ocorrido.

Em 10 de novembro de 2008, moradores de diversos bairros de Caxias foram surpreendidos por tremores naquela madrugada. Na ocasião, geólogos e geógrafos explicaram que o fenômeno era efeito da infiltração da água sobre rochas subterrâneas e o movimento de acomodação das placas tectônicas que formam a Terra. Os especialistas foram unânimes em afirmar que o tremor era normal, não oferecia perigo e poderia se repetir.

Fonte: Kelly Isis Pelisser | pioneiro.com