Técnicos do Ministério do Meio Ambiente avaliam projeto do biodigestor no Vale do Caí


Técnicos do Ministério do Meio Ambiente avaliam projeto do biodigestor

Os técnicos do Ministério do Meio Ambiente farão uma análise detalhada do projeto de instalação de um biodigestor na região. Uma comitiva formada pelos prefeitos Percival de Oliveira (Montenegro), Oregino Francisco (Pareci Novo), Anildo Petry (São José do Sul), Jorge Kerber (Brochier) e pela secretária de Planejamento e Desenvolvimento Econômico de Pareci Novo, Kellen Almeida, participaram de uma reunião na manhã de hoje (09), em Brasília para discutir o assunto. Nos próximos meses, os técnicos entregarão o resultado do estudo. Eles também apontarão sugestões de onde os recursos poderão ser obtidos.

O projeto do biodigestor, orçado em R$ 25.440.000,00, é encabeçado por nove municípios do Vale do Caí. De acordo com Oregino Francisco, a região produz cerca de 270 mil suínos. Com o biodigestor, será possível transformar os dejetos dos porcos em energia elétrica ou combustível de veículos (biogás). O restante do material poderá ser utilizado em compostagem para se transformar em adubo.

Os técnicos se mostraram otimistas quanto ao projeto. Para o coordenador de Energia e Meio Ambiente, Marcelo Castro Pereira, o biodigestor se encaixa na questão dos Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL), no qual é possível a venda de crédito de carbono para países que não conseguiram reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera. “A proposta é tecnicamente viável”, garantiu.

O diretor de administração e finanças da Companhia de Gás do Estado (SULGÁS), Ademir Schneider, também presente no encontro, garantiu que a companhia comprará a produção de gás para energia elétrica. Pelo projeto apresentado, serão construídas três plantas. No futuro, poderá atender aos 22 municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal Vale do Caí (CIS/Caí). Os locais de instalação das plantas ainda não foram definidos. As cidades que integram o projeto são: Montenegro, Pareci Novo, Salvador do Sul, Tupandi, Harmonia, São Pedro da Serra, Brochier, Maratá e São José do Sul.