Montenegro e Vale do Caí formalizam adesão ao PRONASCI




Vale do Caí formaliza adesão ao PRONASCI

Os 20 municípios da região, através do Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Caí (CIS/Caí), formalizaram sua inclusão ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI). Com isso, eles poderão oficialmente receber recursos para o projeto de videomonitoramento, que implantará 129 câmeras e 19 equipamentos de Reconhecimento Ópticos de Caracteres (OCR), num investimento de 15 milhões de Reais. Em Montenegro, serão 22 câmeras. A assinatura da adesãodos ocorreu na tarde de ontem (23), na superintendência da Polícia Federal, em Porto Alegre, com a presença do ministro da Justiça, Tarso Genro.

Em seu pronunciamento, o ministro prometeu que irá trabalhar para a liberação dos recursos já em janeiro do ano que vem. "Os consórcios terão preferência, pois são exemplo de trabalho e coordenação entre os municípios", destacou. Para o presidente do CIS/Caí e prefeito de Pareci Novo, Oregino Francisco, o PRONASCI representa uma integração entre os poderes para o benefício das comunidades. "Os municípios estão fazendo uma aliança contra a violência", frisou.

"O projeto de videomonitoramento irá beneficiar não só Montenegro, mas todas as cidades da região", observou o prefeito Percival de Oliveira. No Vale do Caí, as câmeras serão instaladas nos principais pontos de concentração comercial, financeiro e residencial. Já os OCRs, serão colocados nas principais rodovias e acessos aos municípios, o que permitirá a verificação de veículos roubados, restrições administrativas e judiciais. Os recursos liberados também serão usados na implantação das centrais de monitoramento e para o treinamento dos operadores do sistema. As centrais serão instaladas nos municípios de Salvador do Sul, São Sebastião do Caí, Feliz, Portão e Montenegro.

Pontos de instalação das câmeras em Montenegro:

01 - Rua Ramiro Barcelos X Rua José Luiz - Centro
02 - Rua São João X Rua Ramiro Barcelos - Centro
03 - Rua Olavo Bilac X Rua João Pessoa - Centro
04 - Rua Santos Dumont X Rua Capitão Porfírio - Centro
05 - Rua Ramiro Barcelos X Rua Santos Dumont - Centro
06 - Rua Olavo Bilac X Rua Capitão Cruz - Centro
07 - Rua Ramiro Barcelos X Rua Osvaldo Aranha - Centro
08 - Rua Buarque de Macedo X Rua Osvaldo Aranha - Centro
09 - Rótula da Ramiro Barcelos X Rua Engº Ernesto Zietlow - Centro
10 - Rua Tobjorn Weibull X Rua Bruno de Andrade - Timbaúva
11 - Rua Bruno de Andrade X Rua Hans Varelmann - Timbaúva
12 - Rua Capitão Jacinto José Fernandes X Rua Bruno de Andrade
13 - Rótula da Rua Ernesto Popp X Rua Largo João E. Derlan - Timbaúva
14 - Rua Assis Brasil X Rua José Luiz - Centro
15 - Rótula da RS 240
16 - Rua Júlio Renner X Rótula da RS 124 - Timbaúva
17 - Rótula da RS 124 X Estrada Cylon Rosa - Aeroclube
18 - RS 124 X Rótula da RS 287
19 - Rua Osvaldo Aranha X RS 240
20 - Rua Dr. Celso Emílio Muller X Rua Ernesto Popp - Cinco de Maio
21 - Rua Ernesto Popp
22 - Rua João Pessoa X Rua Álvaro de Moraes - Centro
23 - Rua João Pessoa, 1363 (Prefeitura Municipal)

O que é o Pronasci?

O Pronasci articula políticas de segurança com ações sociais, prioriza a prevenção e busca atingir as causas que levam à violência, sem desconsiderar as estratégias de ordenamento social e de segurança pública. São mais de 90 ações integrando a União, estados, municípios e diversos setores da sociedade. Criado em 2007, o Programa deverá investir R$ 6,7 bilhões em segurança pública até 2011.

O Programa é considerado um modelo mundial de política pública de segurança contra a criminalidade, segundo a Declaração de Genebra sobre Violência Armada e Desenvolvimento. Foi criado para diminuir a criminalidade das regiões metropolitanas que apresentam os mais altos índices de homicídio.

O público-alvo é formado por jovens de 15 a 24 anos à beira da criminalidade, presos e os que já cumpriram pena. Atualmente, são integrantes do Pronasci 158 municípios, 21 estados e o Distrito Federal.

Fazem parte do PRONASCI no Rio Grande do Sul, além do Estado, 21 cidades e dois consórcios intermunicipais de segurança pública, com 44 municípios.