LIVRO DO ANO - Parede no Escuro, de Altair Martins


Os Açorianos de Literatura
Categorias: Autores Gaúchos


Foi divulgada , na noite desta segunda-feira no Centro Municipal de Cultura, ali na Erico Verissimo, em diagonal com o prédio da Zero Hora, a lista dos premiados na 16ª edição do Açorianos de Literatura, entregue pela Coordenação do Livro e da Literatura da Secretaria Municipal de Cultura. O prêmio é um dos mais importantes do Estado na área, e escolhe dentre oito categorias literárias aquele que é considerado O Livro do Ano. Também são premiados anualmente categorias chamadas de “não-literárias”, com capa e projeto gráfico, além de destaques em seis áreas. Este que vos escreve havia sido um dos jurados deste ano, na categoria Narrativa Longa (ao lado de Cláudia Tajes e Maria Eunice Moreira, que não, não é minha parente). Portanto, eu já sabia há algum tempo que o romance A Parede no Escuro, de Altair Martins (sobre o qual vocês podem ler aqui), seria o vencedor na categoria Narrativa Longa – o livro já havia recebido também o Prêmio Sáo Paulo de Literatura deste ano na categoria romance de estreia. Altair confirmou a ampla aceitação de seu livro também ao ter A Parede no Escuro escolhido como Livro do Ano – eleito dentre os campeões de cada categoria por um corpo de jurados formado por José Castello, José Hildebrando Dacanal e Maria do Carmo Alves de Campos.
Abaixo, vocês podem conferir a lista completa dos vencedores em cada categoria. Mas antes, uma nota pessoal (afinal, esta notícia está sendo publicada em um blog): cada jurado, depois da reunião na qual abre seu voto para o livro vencedor na sua categoria de julgamento, é solicitado a preencher uma folha de indicações espontâneas com os destaques culturais do ano em categorias como Rádio, TV, Mídia Impressa, Mìdia Digital, Incentivo à Leitura, Livraria, Editora - não me lembro de todas, então desculpe se cometo alguma injustiça. É, portanto, uma eleição sem inscrição e nem indicados, e reflete um reconhecimento espontâneo dos jurados. Assim, fico orgulhoso e bem pimpão em anunciar que nosso blog Mundo Livro foi escolhido Destaque em Mídia Digital. É um prêmio que dá novo alento a quem mantém este blog fazendo tudo que um blogueiro “profissa” faria: atualizando sem periodicidade, com textos enormes “que ninguém lê” e fazendo um blog com uma dose teimosa de idiosincrasias. Este prêmio é do blog e de vocês, leitores que nos mantémna obrigação de continuar atualizando (sim, sei que tenho sido relapso nessa parte, mas vou emendar isso). E que venham outros muitos anos de Mundo Livro.
Ah, sim, os vencedores do Açorianos vão abaixo. Por pura falha minha - já que precisei subir ao palco para pegar o troféu e não consegui anotar todos os demais destaques, esta lista vai ser atualizada com os demais destaques premiados amanhã:
CAPA
Samir Machado de Machado, por Raiva nos Raios de Sol, de Fernando Mantelli (Não Editora)
PROJETO GRÁFICO
Marília Ryff-Moreira Vianna, por As Guerras dos Gaúchos: História dos Conflitos do Rio Grande do Sul, coordenação de Gunter Axt (Nova Prova)
CONTO
As Grades do Céu, de Susana Vernieri (Libretos)
CRÔNICA
100 Lições para Viver Melhor, de Cláudio Moreno (L&PM)
ENSAIOS
Moinhos de Vento – Histórias de um Bairro de Porto Alegre, de Carlos Augusto Bissón (Editora da Cidade)

ESPECIAL
As Guerras dos Gaúchos – História dos Conflitos do Rio Grande do Sul, coordenação de Gunter Axt (Nova Prova)
INFANTIL
Histórias Bem… (coleção), de Caio Riter e Márcia Leite (Escala Educacional)
INFANTO-JUVENIL
De Carona com Nitro, de Luis Dill (Artes e Ofícios)
NARRATIVA LONGA
A Parede no Escuro, de Altair Martins (Record)
POESIA
Monolítico: Memória que Não Morre, de Luiz de Miranda (Design Editora)
LIVRO DO ANO
A Parede no Escuro, de Altair Martins (Record)

Fonte ZeroHora.com