Pão de Açúcar anuncia acordo de fusão com as Casas Bahia
Nova empresa contará com 1015 lojas pelo país
Atualizada às 15h33min
O grupo Pão de Açúcar e a Casas Bahia anunciaram nesta sexta-feira um acordo de fusão para integrar negócios no setor de varejo e de comércio eletrônico.
Segundo comunicado divulgado pelo Pão de Açúcar, a associação tem o objetivo de unir as operações de Ponto Frio (Globex), Casas Bahia e Extra Eletro (Grupo Pão de Açúcar) para aumentar o sortimento de produtos, melhorar o atendimento e facilitar o acesso ao crédito.
Para o diretor executivo das Casas Bahia, o acordo buca expandir a atuação da empresa em cidades e regiões onde ainda não atua.
Segundo o presidente do Conselho de Administração do Grupo Pão de Açúcar, Abilio Diniz, o acordo ocorre em um momento de oportunidades no país.
* O Brasil passa por um grande momento econômico, marcado pela expansão do crédito, aumento da oferta de empregos e da renda, onde se destaca o crescimento sustentável do consumo interno * avalia Diniz na nota.
Segundo comunicado, o Pão de Açúcar irá transferir para a Globex, por R$ 120 milhões, todos os estabelecimentos comerciais onde atualmente são operados negócios de varejo de bens duráveis, exceto os negócios de comercialização de bens duráveis que opera em seus supermercados e hipermercados - que não integram a associação. Na nota, o grupo cita como varejo a ser transferido a Lojas Extra-Eletro.
Pelo acordo, após a integração entre Globex e Casas Bahia, o Pão de Açúcar terá 50% mais uma ação na nova empresa. A Casas Bahia, por sua vez, ficará com 47,84% das ações ordinárias (ONs) e 2,21% das preferenciais (PNs). A intenção de ambas, segundo comunicado, é que a Casas Bahia atinja uma participação de 49% no capital votante da Globex.
Raio X da nova empresa:
Empresa com 1.015 lojas
Presença em 337 municípios, em 18 Estados brasileiros (RS, SC, PR, SP, RJ, MG, ES, GO, MS, MT, BA, RN, AL, SE, PE, PB, CE e PI) e Distrito Federal.
Faturamento: R$ 18,2 Bi (2008)
68 mil colaboradores
43 Centros de Distribuição
Fonte: ZEROHORA.COM E AE
Comentários