'FT' prevê Brasil campeão da Copa e Dilma eleita em 2010


Correspondente do jornal no Brasil acredita na eleição de Dilma

Um painel de jornalistas do diário britânico Financial Times escolhido para fazer previsões sobre 2010 vê o Brasil como favorito para vencer a Copa do Mundo de futebol, na África do Sul, e a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, favorita nas eleições presidenciais brasileiras.

Diante da pergunta : Como será a vida após Lula? , o correspondente do diário no Brasil, Jonathan Wheatley, observa que, apesar do perfil parecido dos dois principais candidatos à Presidência, José Serra e Dilma Rousseff, de tecnocratas com pouco carisma, a escolha terá um grande impacto sobre o futuro do país.

Muitos acreditam que o país está num caminho seguro para se tornar a quinta economia do mundo até 2020. Mas o Brasil ainda precisa de reformas voltadas para o mercado nos setores tributário, de pensões e na educação. A escolha do próximo presidente importa bastante, diz Weathley.

Para o correspondente, Serra e Dilma são diferentes. - Serra acredita em um governo eficiente. Rousseff, aparentemente, acredita em um governo forte - , diz seu texto.

Minha previsão é de que Rousseff vencerá e de que o ciclo de crescimento do Brasil vai perder gás em três ou quatro anos, conclui o jornalista.

Copa do Mundo

Em outro item, o diário questiona: Quem ganhará a Copa do Mundo de futebol na África do Sul ?

O colunista de esportes do jornal Simon Kuper diz que : há um padrão no resultado das Copas do Mundo, razão pela qual o mais provável ganhador da próxima será o Brasil.

- Quando a Copa do Mundo não é na Europa, o Brasil normalmente ganha - , observa o colunista.

Apesar disso, ele aponta ainda a Espanha como: a segunda superpotência atual do futebol, ao lado do Brasil. - A vitória da Espanha na Euro 2008 não foi acidente - , diz Kuper.

Correndo por fora na luta pelo título, o colunista aponta a seleção dos Estados Unidos, que se aproximou dos dez primeiros do ranking da Fifa após vencer a Espanha na semifinal da Copa das Confederações, em junho, e - assustar - o Brasil na final.

Entre as demais previsões do diário para 2010 estão a de que será o ano mais quente da história, que os mercados de ações continuarão boas opções de investimentos no ano que vem, ainda que com ganhos menores do que neste ano, e que os Republicanos recuperarão terreno na política americana com as eleições para o Congresso.

Fonte: BBC Brasil.com