Escolas de Montenegro recebem premiação



Escolas montenegrinas recebem premiação

Em clima de festa e descontração, seis escolas de Montenegro, entre as 300 selecionadas no Estado, receberam o selo “Escola Solidária 2009”. A cerimônia de entrega aconteceu na última quinta-feira (03), em Porto Alegre. Em sua 4ª edição, o selo é um projeto bianual do Instituto Faça Parte, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), que valoriza práticas de voluntariado educativo desencadeados por escolas públicas e privadas de todo o país.

Foram selecionadas experiências no âmbito do meio ambiente, pluralidade cultural e saúde. Os projetos selecionados, que deram as escolas montenegrinas o selo foram:
* Por um Mundo Melhor - Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Frederico Schubert;
* Grupo de Dança Estrela Gaudéria – Escola Municipal de Ensino Fundamental Etelvino de Araújo Cruz;
* Oficinas de Contraturno – Escola Municipal de Ensino Fundamental Esperança;
* Projeto Gentileza Gera Gentileza – Instituto de Educação São José;
* Grupo de Geração Fandangueira de Arte Nativa – Colégio Paulo Ribeiro Campos;
* Oficina – Escola Estadual de Ensino Fundamental Adelaide Sá Brito ;

A coordenadora de Projetos do Instituto Faça Parte, Kátia Gonçalves Mori, explicou que para uma escola ser contemplada com o selo, é preciso desenvolver ações que articulem ao máximo o voluntariado com atividades pedagógica