CINOMOSE CANINA EM MONTENEGRO


Uma doença muito grave chamada Cinomose, conhecida internacionalmente pelo seu difícil tratamento pode ser evitada através de vacinação. Essa doença esta se tornando cada vez mais comum na cidade de Montenegro, por isso o nosso alerta, devido aos vários casos já relatados, serve de alerta para você que tem um cachorro em casa e não deu-lhe as devidas vacinas, cabe lembrar que essa é a doença que mais mata cachorros no mundo. Procure um veterinário e tire todas as suas dúvidas, a prevenção é a melhor solução.

A cinomose é uma doença altamente contagiosa provocada pelo vírus CDV (Canine Distemper Virus) ou Vírus da Cinomose Canina (VCC), da família PARAMYXOVIRIDAE, que atinge animais da família canidae, mustelidae, mephitidae e procyonidae, principalmente os cães jovens, mas animais idosos também podem se contaminar se não forem vacinados. .

Ela degenera os envoltórios lipídicos que envolvem os axônios dos neurônios, conhecidos como baínha de mielina e juntamente com essa doença, aparecem infecções causadas por bactérias.

O vírus da cinomose pode sobreviver por muito tempo em ambiente seco e frio, mas é muito sensível ao calor, luz solar e desinfetantes comuns.

A transmissão da cinomose acontece por contato direto (via digestiva) através de fômites ou pelas vias respiratórias, geralmente por secreções do nariz e boca de animais infectados (espirros e gotículas que saem do nariz quando se respira).

Após o animal ser infectado pelo vírus da cinomose, ocorre o período de incubação do vírus (digamos que seja o período que ocorre entre o vírus entrar no corpo e o corpo começar a manifestar os sintomas da doença) que pode variar de 3 a 6 dias , podendo chegar até 15 dias. Depois desse período, o animal pode apresentar febre com temperaturas de até 41ºC, perda de apetite, corrimento ocular e nasal por maios ou menos 1 a 2 dias. Começam a surgir então os sinais e sintomas típicos da cinomose, dependendo da resposta imunitária do animal.

Pode haver sintomas digestivos (diarréia e vômito), respiratórios (corrimento nasal e ocular) ou nervosos ( tiques nervosos, convulsões, paralisias, etc) ou haver associação deles, mas o animal pode vir a óbito mesmo tendo desenvolvido apenas uma das fases da doença ou sobreviver desenvolvendo todas, vai depender da resposta imunológica do mesmo.

A cinomose é uma doença de difícil tratamento e a evolução da doença é imprevisível. A melhor solução ainda é a prevenção, ou seja, vacinar corretamente.